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Navegando PPGENSAU - Texto por Autor "Caregnato, Rita Catalina Aquino"
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Item Cenário centro cirúrgico: habilidade das lideranças sobre percepção de segurança(2024) Martins, Francyne Lopes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO material "Cenário Centro Cirúrgico: Habilidade das Lideranças sobre Percepção de Segurança" foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFCSPA. Seu objetivo é fortalecer as habilidades das lideranças em contextos hospitalares críticos, como o centro cirúrgico e a terapia intensiva, promovendo uma cultura de segurança, comunicação eficaz, empatia e aprendizado contínuo. A abordagem utiliza um cenário fictício, mas realista, detalhado na Figura 1, que descreve a alta de um paciente idoso da terapia intensiva para a unidade de internação. A narrativa estimula os participantes a analisar múltiplas perspectivas e desafios no gerenciamento de conflitos e processos institucionais. O conteúdo inclui um roteiro em duas partes (Figuras 2 e 3) com 10 passos corretos para situações semelhantes, servindo como guia prático para aplicar os princípios discutidos. Este material sintetiza os principais conteúdos instrucionais para avaliação e futura publicação, mantendo sua exclusividade e originalidade.Item Cenário centro cirúrgico: habilidades das lideranças para respostas não punitivas aos erros - versão condensada(2024) Martins, Francyne Lopes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO material "Cenário Centro Cirúrgico: Habilidades das Lideranças para Respostas Não Punitivas aos Erros" foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFCSPA, com o objetivo de aprimorar a capacidade das lideranças em lidar com erros de forma construtiva. Por meio de um cenário fictício, porém representativo, descrito na Figura 1, o conteúdo aborda um erro grave ocorrido em um centro cirúrgico, permitindo que os participantes analisem múltiplas perspectivas e compreendam os desafios na gestão de respostas não punitivas. A proposta estimula a reflexão sobre a importância de processos organizados, comunicação eficaz e empatia, promovendo uma cultura de segurança e aprendizado contínuo. O material inclui um roteiro detalhado (Figuras 2 e 3) com 10 passos corretos para o gerenciamento de situações semelhantes, oferecendo uma abordagem prática e acessível ao público-alvo, preservando a exclusividade necessária para avaliação e publicação.Item Protocolo de Uso: Tecnologias em Saúde no Brasil - Versão Condensada(Está em processo de publicação., 2022) Arais, Anna Gabriela Cavalcanti; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeNa área da saúde, as Diretrizes são recomendações baseadas em evidências científicas que orientam profissionais e pacientes na tomada de decisões. No Brasil, a CONITEC regula a assistência terapêutica e a incorporação de tecnologias no SUS, incluindo nomenclaturas como o Protocolo de Uso (PU), ainda pouco conhecido pela profissão. Como produto, foi elaborado um e-book educativo que explica de forma objetiva e didática o conceito do Protocolo de Uso, promovendo uma assistência entregue e segura fundamentada em evidências científicas e no uso eficiente. O presente material é uma versão condensada desde e-book trazendo as principais informações contidas para conhecimento.