PPGENSAU - Texto

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Curso de extensão - Proteção radiológica para profissionais da área da saúde
    (2021) Dias, Janine Hastenteufel; Magalhães, Cleidilene Ramos; Spohr, Fúlvia da Silva; Salomón Alva Sánchez, Mirko; Alva, Thatiane Alves Pianoschi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    O produto educacional Curso de Extensão - ‘Proteção Radiológica para Profissionais da Área da Saúde’ teve como finalidade contribuir para a adequada formação dos profissionais de saúde em proteção radiológica, difundindo conhecimentos para a redução da exposição ocupacional ao agente de risco, com o intuito de promover saúde e segurança no trabalho com radiações ionizantes, orientando os profissionais quanto ao uso seguro e responsável dessas tecnologias nos seus cenários de prática. O produto foi desenvolvido no formato de curso de extensão e disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem Moodle institucional da UFCSPA, disponibilizado no modo autoinstrucional, com carga horária total de 20 horas e estruturado em seis módulos. O acesso à sala de aula virtual do curso ocorre mediante preenchimento de identificação do usuário e senha no endereço eletrônico https://moodle.ufcspa.edu.br, com oferta aberta para profissionais de todo o Brasil.
  • Item
    Produto Técnico Educacional: Curso LIBRAS na Saúde
    (2024-08-21) Michel, Fernando; Trindade, Carolina Sturm; Almeida, Alexandre do Nascimento; Almeida, Alexandre do Nascimento ; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Este projeto pedagógico apresenta os conceitos teóricos e metodológicos do Curso Libras na Saúde, bem como sua organização didática. O curso foi desenvolvido como produto técnico educacional derivado de pesquisa realizada em Programa de Mestrado em Ensino na Saúde.
  • Item
    A Pele Negra que Ocupa - Produto Técnico Educacional: Versão Condensada
    (2023-12-22) Silva, Rafael Mello da; Almeida, Alexandre do Nascimento; Almeida, Alexandre do Nascimento; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (UFCSPA)
    Este volume tem o objetivo de oferecer uma visão geral do produto técnico educacional, elaborado sob a forma de livro científico vinculado à Dissertação de Mestrado intitulada “Necessidades em saúde da População Negra LGBTQIA+ residente em uma ocupação urbana”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A fim de preservar o caráter inédito do texto a ser submetido à editora para publicação do produto em forma de livro, apresenta-se aqui uma versão condensada do material didático e/ou instrucional elaborado a partir da pesquisa desenvolvida. Espera-se que, após a publicação do livro, este produto técnico educacional possa ser utilizado para fins de ações de ensino na saúde que promovam a conscientização sobre a interseccionalidade gênero e raça que perpassa a vida de pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais e outras identidades de gênero e orientações sexuais não normativas) que vivem em ocupações urbanas. Embora sejam encontrados estudos recentes sobre a população residente em ocupações, ainda é notória a escassez de estudos que percebem as vulnerabilidades às quais pessoas negras LGBTQIA+ vivenciam nesse contexto devido ao entrecruzamento de dois aspectos cruciais de suas identidades: gênero e raça. Considerando essa escassez na literatura científica atual, o desenvolvimento do livro científico intitulado “A Pele Negra que Ocupa: Um relato sobre resistência, ocupação e saúde da população negra LGBTQIA+” apresenta potencial para promover a reflexão sobre a necessidade de ações e políticas efetivas que deem visibilidade à população negra LGBTQIA+ na luta por seu direito de existência, em especial pelo direito à moradia. Este volume propicia uma visão geral do livro desenvolvido como produto técnico educacional.