Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde por Autor "Andrade, Emilene Zitkus de"
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Item Contribuição das TICs para melhorar aspectos de acessibilidade e ampliar a inclusão em um serviço ambulatorial de oncologia: um estudo à luz do design inclusivo(2023) Klever, Emanuele König; Libânio, Cláudia de Souza; Miletto, Leandro; Andrade, Emilene Zitkus deO objetivo principal desta dissertação é propor soluções baseadas em TICs, à luz do design inclusivo, para contribuir com a melhoria de aspectos de acessibilidade e inclusão em um serviço ambulatorial de oncologia. Para alcançar esse objetivo, foram propostos objetivos específicos, que são respondidos por meio dos dois artigos. O primeiro artigo objetiva-se em compreender a estrutura das TICs em saúde para atender às necessidades de usuários com limitações. Através de uma revisão sistemática da literatura, estruturas para o design de TICs para usuários com limitações foram identificadas. O segundo artigo objetiva-se em: (i) identificar os pontos críticos da jornada do paciente quanto à acessibilidade e inclusão em um serviço ambulatorial de oncologia; (ii) compreender as necessidades de pessoas com deficiência e possíveis soluções para o serviço de saúde de acordo com suas necessidades; e (iii) discutir o potencial das TICs para melhorar aspectos de acessibilidade e ampliar a inclusão no serviço. Para isso, foi realizado um estudo de caso, com entrevistas com 13 pacientes, 5 acompanhantes e 4 profissionais de saúde, e observações não participantes em um serviço de oncologia. Além disso, um workshop com 10 pacientes, 2 acompanhantes, 5 profissionais da saúde, 7 pessoas com deficiência e 2 especialistas da área do design e das deficiências foi realizado. Os dados foram analisados por meio de análise temática. Foram observados pontos críticos relativos à acessibilidade e inclusão no serviço e foram identificadas oportunidades de implementação de TICs, destacando-se um aplicativo personalizado para o serviço. Essa solução resolveria muitas das barreiras identificadas, mas dependeria de uma estrutura voltada às necessidades dos usuários e de uma cultura inclusiva no serviço analisado. Como conclusão, identificamos que para que as TICs possam contribuir no contexto de análise, é necessário que sejam estruturadas de acordo com as necessidades dos usuários com deficiência, sejam implementadas de maneira a resolver pontos críticos de acessibilidade e inclusão do serviço, e façam parte de uma cultura inclusiva, que precisa começar muito antes de sua aplicação.