Uma arquitetura pedagógica para a educação permanente de enfermeiras na modalidade EAD: pré-natal de risco habitual

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Introdução: É fundamental que existam estratégias que introduzam a Educação e a Educação Permanente em Saúde dentro dos ambientes de trabalho. A modalidade de Ensino a Distância (EaD) ocupa este espaço, destacando-se uma vez que as demandas estão cada vez maiores e mais complexas, diminuindo o tempo de profissionais para o Ensino Presencial. Com a Educação Permanente em Saúde e a EaD, surge a necessidade de estratégias pedagógicas e modelos fundamentados para garantia de práticas que possibilitem a transformação nos ambientes de trabalho, oportunizando a criação das Arquiteturas Pedagógicas. A Educação Permanente em Saúde deve condizer com a necessidade do trabalho e dos trabalhadores, e deve proporcionar mudança efetiva nos comportamentos e práticas profissionais, daí a necessidade de alinhar também com as reais competências para a prática profissional. Objetivo: Conceber uma Arquitetura Pedagógica para Educação Permanente de enfermeiras da Atenção Básica na modalidade EaD, com foco em Pré-natal de risco habitual (case definido para o curso). Metodologia: O método de pesquisa adotado foi uma pesquisa-ação, qualitativa e quantitativa. Resultados: Primeiramente, foram mapeadas as Competências para o exercício do Pré-natal de risco habitual, de acordo com a International Confederation of Midwives e o Ministério da Saúde. Após, foi concebida uma Arquitetura Pedagógica e esta foi aplicada. Participaram da elaboração da proposta uma amostra por conveniência de seis enfermeiras, com o mínimo de seis meses de atuação na Atenção Básica e que possuíam prática no Pré-natal em suas Unidades de Saúde. As participantes responderam um questionário inicial e final, além das atividades dos fóruns, que problematizavam a prática (avaliações qualitativas) e também um pré e pós-teste (avaliação quantitativa). A média de acertos no pré-teste foi de 8,33 e no pós-teste foi de 9,67.A principal contribuição desta pesquisa é a elaboração da Arquitetura Pedagógica como uma estratégia na Educação Permanente em Saúde, na realidade daquele município. Em relação às falas, ficou claro que o curso provocou as participantes à discutirem sobre o tema, desta forma, foram encontrados termos relevantes nos questionários iniciais e houveram também nos questionários finais.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Arquiteturas Pedagógicas, Educação Permanente em Saúde, Papel do Profissional de Enfermagem, Pré-Natal de Risco Habitual, [en] Education, Continuing, [en] Health Education, [en] Nurse's Role, [en] Prenatal Care
Citação