Produção audiovisual sobre as práticas das enfermeiras obstetras na atenção ao parto: construindo saberes
Carregando...
Data
2018
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
As evidências científicas destacam a importância da atuação das enfermeiras obstetras no cenário do parto e sua contribuição para a transformação do modelo de assistência ao parto vigente no país. Essa dissertação foi desenvolvida em duas etapas: pesquisa e produto. A pesquisa teve o objetivo de identificar o conhecimento de gestantes e acompanhantes de um Centro Obstétrico sobre o papel e as práticas da enfermeira obstetra na assistência ao parto. Além disso, buscou investigar o conhecimento dessas usuárias sobre boas práticas e o interesse dessa população em relação ao trabalho de parto. Nesta primeira etapa, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, exploratória-descritiva. Na segunda etapa, os objetivos foram elaborar e validar um vídeo sobre a atividade profissional das enfermeiras obstetras e sobre as boas práticas no trabalho de parto. Os participantes da pesquisa foram doze gestantes e seis acompanhantes em atendimento obstétrico. A coleta de dados foi realizada por entrevistas, seguida pela análise de conteúdo das informações. A produção do vídeo compreendeu as fases de pré-produção, produção e pós-produção. Essa última fase contemplou a validação do vídeo por catorze especialistas, sete gestantes e três acompanhantes. A pesquisa evidenciou que os usuários obtinham um conhecimento superficial sobre as práticas das enfermeiras obstetras, desconheciam suas competências técnicas e relacionavam a atuação dessas profissionais com características de cuidado e de carinho (responsáveis pelo conforto e tranquilidade no momento do parto). Quanto às boas práticas, as usuárias apresentaram dificuldades em definir esse assunto, vinculando o tema a algum tipo de método não farmacológico de alívio da dor. Indentificou-se como principais questões de interesse das usuárias: início do trabalho de parto, analgesia, parto humanizado, dieta, mecanismos do parto e técnicas para o alívio da dor e ansiedade. Contudo, algumas usuárias, apesar de demonstrarem necessidade de aprofundamento de suas informações, respondiam não ter nenhuma dúvida em relação à atenção ao parto. Após a pesquisa, foi produzido e validado o vídeo educativo a fim de ser exibido na sala de espera do Centro Obstétrico da Instituição pesquisada. Pretende-se, assim, divulgar o papel das enfermeiras obstetras e as boas práticas utilizadas na atenção ao parto, contribuindo para a difusão do conhecimento e para o aumento da autonomia dessas profissionais no exercício de sua profissão.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Enfermeiras Obstétricas, Parto Humanizado, Obstetrícia, Educação em Saúde, [en] Nurse Midwives, [en] Humanizing Delivery, [en] Obstetrics, [en] Health Education