Perfil de reguladores moleculares da tumorigênese hipofisária: pesquisa de biomarcadores para os adenomas hipofisários

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Introdução: os adenomas hipofisários são neoplasias benignas de comum ocorrência e produzem sintomas devido à secreção hormonal anômala ou decorrentes da compressão de estruturas próximas à hipófise. Estudos dos fatores de regulação do ciclo celular e de sinalização celular têm demonstrado variadas alterações em marcadores moleculares nesta patologia. Reprimo é uma proteína responsável por impedir a progressão do ciclo celular que tem expressão suprimida em tumores variados. Com ação oposta, o receptor de membrana Notch3 e o seu ligante Jagged1 estão relacionados à proliferação e maturação celular e o aumento da expressão destes marcadores está relacionado à tumorigênese. Já foi evidenciada a redução da expressão do gene Reprimo (RPRM), assim como aumento da expressão dos genes Notch3 e Jagged1 em adenomas de hipófise, fornecendo indícios da participação destes fatores no desenvolvimento tumoral. Objetivos: analisar o perfil de expressão relativa dos genes RPRM, NOTCH3 e JAG1 em amostras de adenomas hipofisários e correlacionar com as diferentes linhagens dos tumores hipofisário humanos. Material e Métodos: quarenta e nove pacientes com diagnóstico de adenoma hipofisário funcionante produtor de GH, PRL, ACTH, TSH e de adenoma não funcionante foram confirmados pela análise histológica e selecionados para o estudo. A expressão relativa dos genes de interesse foi realizada pelo método de PCR-quantitativo a partir de cDNA das amostras do tecido hipofisário. Resultados: o gene JGA1 não apresentou expressão diferencial entre as amostras estudadas. O gene RPRM apresentou hipoexpressão somente nos ANF em relação aos somatotropinomas. O gene NOTCH3 apresentou hiperexpressão nos ANF em relação aos somatotropinonas e prolactinomas. Conclusões: A expressão diferencial dos genes RPRM e NOTCH3 identificadas em adenomas não funcionantes, somatotropinomas e prolactinomas, sugere o seu envolvimento na patogênese molecular tumoral hipofisária. Estudos prospectivos serão necessários para estabelecer o real papel destes genes como biomarcadores da proliferação e crescimento tumoral hipofisário.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Patologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Adenoma Hipofisário Secretor de ACT, Ciclo Celular, Carcinogênese, [en] ACTH-Secreting Pituitary Adenoma, [en] Cell Cycle, [en] Carcinogenesis
Citação