Efeitos do uso de incentivadores respiratórios na reabilitação de idosos com Disfonia: ensaio clínico randomizado

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2025-03-06
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Este estudo caracteriza-se como um ensaio clínico randomizado, e têm com objetivo verificar os efeitos da técnica de Oscilação Oral de Alta Frequência Sonorizada (OOAFS), da técnica com o tubo de silicone e das duas técnicas associadas em relação às funções fonatórias e respiratórias em indivíduos idosos com disfonia. Fizeram parte do estudo 51 idosos com diagnóstico otorrinolaringológico prévio de presbilaringe. Os participantes foram alocados em três grupos: G1 - grupo no qual foi aplicada a técnica de OOAFS; G2 - grupo que realizou a técnica com tubo de silicone; G3 - grupo com associação da técnica de OOAFS e tubo de silicone. Os encontros tiveram frequência de uma vez por semana por um período de 8 semanas. Os participantes foram avaliados quanto a avaliação perceptivo-auditiva, com a escala GRBASI, tempos máximos de fonação (TMF), capacidade vital (CV), Escala de Depressão Geriátrica e Rastreamento de Alterações Vocais em Idosos. Na escala GRBASI, não houve mudança na qualidade vocal após a intervenção. Tanto para os TMFs quanto para a medida de CV, os dados mostraram mudanças estatisticamente significativas, sem haver diferença nos efeitos da terapia na comparação entre grupos. Na escala de depressão geriátrica e instrumento de rastreamento de alterações vocais em idosos os resultados apresentaram diferenças estatisticamente significativas nas avaliações pós intervenção, de forma homogênea entre os grupos. O presente estudo verificou efeitos positivos da terapia com incentivadores respiratórios em idosos em relação aos sintomas depressivos e sintomas vocais autorrelatados, assim como observaram-se dados estatisticamente significativos em relação às medidas de CV e TMF. Este estudo de destaca por sua relevância para o campo da saúde, comprovando que as técnicas utilizadas podem ser alternativas terapêuticas de baixo custo para a terapia vocal em idosos.
Descrição
Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Idoso, Envelhecimento, Qualidade da Voz, Disfonia, Reabilitação, Voz, [en] Aged, [en] Aging, [en] Voice Quality, [en] Dysphonia, [en] Rehabilitation, [en] Voice
Citação
Coleções