Metodologias ativas como estratégias de ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem: materiais didáticos para abordagem da segurança do paciente
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Data
2020
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Editora
Editor Literário
Resumo
Introdução: diante da necessidade da inclusão transversal do tema sobre segurança
do paciente nas disciplinas do currículo da graduação de Enfermagem, metodologias
ativas podem aprimorar o processo e oferecer práticas mais construtivas e
contextualizadas sobre o tema. Objetivo: desenvolver materiais didáticos para
abordagem da segurança do paciente com aplicação de metodologias ativas como
estratégias de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem. Método:
intervenção educativa, fundamentada no design instrucional, aplicada em uma
disciplina da graduação em Enfermagem, de uma Universidade Federal de Porto
Alegre. Para apoiar o ensino-aprendizagem dos acadêmicos do 5º semestre foram
desenvolvidos materiais didáticos, utilizando metodologias ativas para abordar o tema
de segurança do paciente, em uma disciplina sobre a assistência de Enfermagem ao
paciente clínico/cirúrgico, adulto e idoso, ocorrida no primeiro semestre de 2019.
Resultados: materiais didáticos foram desenvolvidos fundamentados nas seis metas
de segurança do paciente e implementados em seis aulas. Os temas abordados
foram: prevenção de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (IRAS); cirurgia
segura; identificação do paciente; comunicação efetiva; segurança com
medicamentos; prevenção de quedas e lesão por pressão. Utilizou-se jogos
educacionais, recursos didáticos digitais e vídeos. Realizou-se simulação clínica, com
elaboração, implementação e validação de quatro cenários sobre a assistência de
enfermagem perioperatória, com ênfase nos aspectos de segurança. Para a avaliação
das habilidades clínicas dos acadêmicos foi realizado o exame clínico objetivo
estruturado (OSCE). A avaliação dos alunos ocorreu antes e depois das intervenções
educativas e, feedback sobre a percepção do conteúdo e efetividade das
metodologias ativas. Conclusões/Produtos: os materiais didáticos desenvolvidos
foram quatro cenários de simulação sobre a assistência de enfermagem
perioperatória, com ênfase nos aspectos de segurança; jogo educacional sobre IRAS;
uma matriz de construção e aplicação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE),
com duas estações sobre prevenção de IRAS, comunicação efetiva e segurança com
medicamentos. Os cenários foram validados por especialistas e docentes da
instituição, a partir da Escala do Design da Simulação. E um E-book sobre
experiências com metodologias ativas aplicadas na Enfermagem foi organizado.
Descrição
Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Aprendizagem Baseada em Problemas, Simulação de Paciente, Educação em Enfermagem, Materiais de Ensino, Segurança do Paciente, [en] Problem-Based Learning, [en] Patient Simulation, [en] Education, Nursing, [en] Teaching Materials, [en] Patient Safety