Field Hip Stability Isometric Test (F-HipSIT): Reliability of a posterolateral hip musculature strength assessment in the sport setting

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editora

Resumo

Introdução: A musculatura posterolateral do quadril tem importante papel na prevenção e reabilitação de lesões esportivas. O Hip Stability Isometric Test (HipSIT) é um teste confiável usado para avaliar a força da musculatura posterolateral do quadril no ambiente clínico. No entanto, a necessidade de uma maca e o tempo gasto para ajustar o cinto fixador do dinamômetro manual (HDD) podem ser uma barreira para a implementação do HipSIT no cenário esportivo, principalmente em esportes coletivos. Objetivo: Verificar a confiabilidade intra-avaliadores e interavaliadores de uma avaliação de força da musculatura posterolateral do quadril aplicada à equipes esportivas em suas instalações. Chamamos este teste de Campo HipSIT (F-HipSIT). Métodos: Dois avaliadores independentes (denominados “Avaliador A” e “Avaliador B”) participaram de duas sessões de testes nas instalações de treinamento das equipes (denominadas “Dia 1” e “Dia 2”) intercaladas por pelo menos uma semana. Sessenta atletas amadores (30 homens e 30 mulheres) foram avaliados por meio do F-HipSIT. A ordem dos avaliadores em cada sessão de teste, bem como a ordem dos participantes e seus lados a serem testados, foram previamente randomizados. Coeficiente de correlação intraclasse (ICC), erro padrão de medida (SEM), coeficiente de variação (CV) e mudança mínima detectável (MDC) foram analisados. Resultados: O avaliador A obteve valores de força de 0,41±0,07 kgf/kg e 0,42±0,07 kgf/kg no “Dia 1” e no “Dia 2”, respectivamente. O avaliador B obteve 0,38±0,07 kgf/kg e 0,40 ±0,08 kgf/kg nas duas sessões de teste. O F-HipSIT apresentou boa confiabilidade interavaliadores (ICCs de 0,78-0,85), com SEM de 0,03 kgf/kg, MDC de 0,05-0,06 kgf/kg e CV de 7,1-8,6%. Ao mesmo tempo, o F-HipSIT mostrou boa confiabilidade intra-avaliador (ICCs de 0,88-0,89), com SEM de 0,02 kgf/kg, MDC de 0,03 kgf/kg e CV de 5,9-6,3%. Conclusão: O F-HipSIT apresentou boa confiabilidade intra e interavaliadores. As equipes médica/treinadora de esportes coletivos podem incluir o F-HipSIT na rotina de avaliações para monitorar a força muscular posterolateral do quadril de atletas competitivos rapidamente em qualquer lugar.

Descrição

Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto Imediato

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo

Logotipo Setic