Significados e sentidos do trabalho para lideranças de enfermagem em um hospital de grande porte

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Data
2023-12-15
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Resumo
A gestão das equipes assistenciais no contexto hospitalar representa um grande desafio, tanto para os trabalhadores quanto para os responsáveis pela direção das instituições hospitalares. O ambiente laboral hospitalar, complexo devido às suas especificidades, caracteriza-se por ser um espaço repleto de sentimentos ambivalentes, tais como ansiedade, frustração, culpa e gratidão. O funcionamento diuturno pelo regime de plantões, a sobrecarga de trabalho, a exposição a riscos ocupacionais, o trabalho fragmentado, a hegemonia da área médica e a hierarquia rígida e vertical também estão presentes e impactam na complexidade do trabalho nas instituições hospitalares. Inseridos neste cenário, estão os trabalhadores da enfermagem, responsáveis por prestar o cuidado integral ao ser humano, desempenhando um papel essencial na promoção da saúde e da vida. Os trabalhadores de enfermagem se reportam às suas lideranças, que no hospital em estudo, são as Chefias de Unidade, responsáveis pela coordenação do trabalho das equipes de enfermagem. Estas chefias são enfermeiras(os) assistenciais, comumente sem experiência anterior em gestão. Assim, ao depararem-se com a posição de liderança, encontram um cenário desafiador, até então não vivenciado. Portanto, esta atividade de trabalho, nova e transformada, possivelmente vem acompanhada de novos significados e sentidos. Diante deste contexto, estruturou-se a presente dissertação, composta por um artigo científico que estudou as atribuições de significados e sentidos do trabalho para lideranças de enfermagem em um hospital público, geral e de grande porte de Porto Alegre/RS. Adotou-se a Psicossociologia e a Psicodinâmica do Trabalho (PDT) como referenciais teóricometodológicos. O instrumento da pesquisa utilizado foi a realização de grupos reflexivos, visando discussão para a produção de dados, que foram tratados a partir da Análise Temática Reflexiva. Os resultados deste estudo destacaram a complexidade das percepções e significados atribuídos ao trabalho pelas lideranças de enfermagem no contexto hospitalar. Essa complexidade é influenciada por diversos fatores, tanto objetivos quanto subjetivos, que têm efeitos na compreensão das atividades profissionais e impactam as esferas laboral e pessoal das lideranças. Aspectos como fragmentação do trabalho, sobrecarga laboral, ritmo acelerado, característicos do ambiente laboral hospitalar, contribuem significativamente na construção dos sentidos e significados do trabalho para as lideranças de enfermagem, gerando sentimentos de ansiedade, frustração, solidão e tensão. Outras questões, como dificuldades nas relações interpessoais, também influenciam na construção de significados e sentidos do trabalho para as Chefias de Unidade. Sentimentos como gratificação e realização foram mais evidenciados naquelas(es) enfermeiras(os) que tinham como planejamento de carreira atuar em cargos de gestão. O aprendizado destacouse como um crescimento nos âmbitos pessoal e profissional, impactando significados e sentidos do trabalho ligados ao prazer e à realização. Os resultados indicaram que os grupos reflexivos (19 enfermeiras(os) líderes participaram de 06 encontros presenciais), promoveram reflexões críticas coletivas acerca das atribuições, da organização do trabalho e dos papéis dessas(es) trabalhadoras(es). Assim, ressalta-se a importância de espaços de fala e discussão grupal cooperativa acerca do trabalho, para que seja possível a construção de um ambiente laboral mais saudável e que promova o encontro de novos significados e sentidos para o trabalho.
Descrição
Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave
Enfermagem, Liderança, Condições de Trabalho, [en] Nursing, [en] Leadership, [en] Working Conditions, [en] Hospital
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