Jogo sério na promoção de barreiras de segurança no preparo e administração de medicamentos
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Data
2023-12-01
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Editora
Editor Literário
Resumo
Introdução: A saúde está diretamente relacionada com a educação e elas se
desenvolvem de maneira integrada. O processo medicamentoso é complexo pois
envolve inúmeras etapas, das quais a enfermagem é a última etapa deste processo.
Devido a isso, é necessário identificar, analisar e gerenciar os riscos, principalmente
em setores nos quais os cuidados são mais complexos. Nesse contexto, a educação
na promoção de um cuidado seguro no preparo e administração de medicamentos se
faz necessária para evitar danos relacionados aos erros de medicação. Inúmeros
recursos tecnológicos estão disponíveis, dentre eles estão os jogos sérios. Os jogos
sérios melhoram a retenção do conhecimento e a motivação por utilizar elementos
lúdicos e interativos. Objetivo: Produzir uma tecnologia educacional digital para
profissionais de enfermagem sobre preparo e administração segura de
medicamentos. Metodologia: Trata-se de um estudo metodológico aplicado de
produção tecnológica realizado em três etapas: 1) entrevista estruturada com as
lideranças do Serviço de Emergência. Nesta etapa foram entrevistados seis
enfermeiros, sendo os critérios de inclusão: a. fazer parte de cargo de liderança da
emergência do HCPA; b. ser enfermeiro. E o critério de exclusão: a. não estar
disponível no momento da coleta de dados; 2) construção de casos clínicos em forma
de jogos sérios aplicando o modelo Analysis; Design; Development; Implementation
and Evaluation (ADDIE); e 3) validação de conteúdo com 30 especialistas e avaliação
da usabilidade, respeitando os seguintes critérios de inclusão: a. ter graduação em
Enfermagem; b. ter especialização, mestrado ou doutorado na área da saúde ou
educação e experiência mínima de dois anos em área hospitalar ou educação. O
critério de exclusão foi: a. não estar disponível no momento da coleta de dados por
possíveis afastamentos. A avaliação da usabilidade com 30 técnicos de enfermagem
representando o público-alvo, teve os seguintes critérios de inclusão: a. ter no mínimo
um ano de atividade profissional no setor de emergência. E o critério de exclusão foi:
a. não estar disponível durante a coleta de dados por possíveis afastamentos.
Resultados: Para validação do conteúdo foi utilizada escala Suitability Assessment
of Materials (SAM) com escore final >0,9 nos três casos clínicos. Na avaliação da
usabilidade foi aplicada a System Usability Scale (SUS) pelo público-alvo que atingiu
a pontuação de 74,58 sendo classificado como excelente. Houve aumento significativo
de 4,5 pontos no pós-teste, o que representa um aumento de 14,9% com relação ao
pré-teste. Considerações finais: Os casos clínicos proporcionaram ao público-alvo
acesso a uma tecnologia inovadora na instituição. Apresentados sob a forma de jogos
sérios, esses casos clínicos ofereceram uma nova modalidade de treinamento. Além
disso, a utilização contribuiu para conscientizar a equipe de técnicos de enfermagem
sobre a relevância de ações educativas e para reforçar a adesão aos protocolos de
preparação e administração de medicamentos. Dado que esses casos clínicos se
baseiam em situações reais, também estimularam o raciocínio clínico. Torna-se,
portanto, essencial promover mais iniciativas educativas que incorporem animação e
elementos de gamificação. Produto: Construídos 14 vídeos e 27 imagens compondo
prescrições, prontuário e material de reforço. Esse material compôs os três casos
clínicos em formato de jogo sério.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave
Segurança do paciente, Erros de medicação, Educação em enfermagem, Tecnologia educacional, Jogo sério, Raciocínio clínico, [en] Patient Safety, [en] Medication Errors, [en] Education, Nursing, [en] Educational Technology, [en] Clinical Reasoning