Panorama do Ensino de Saúde Coletiva nos cursos de Fonoaudiologia da Região Sul do Brasil
Carregando...
Data
2023-11-30
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Objetivo: Estabelecer um panorama do ensino de Saúde Coletiva nos cursos de
bacharelado em Fonoaudiologia da região Sul do Brasil de acordo com as Diretrizes
Curriculares Nacionais. Método: Trata-se de um estudo do tipo documental,
qualitativo e descritivo, no qual os documentos foram coletados nos sites oficiais da
Instituições de Ensino Superior. Com análise realizada através de informações
destes documentos disponibilizados pelas Instituições de Ensino Superior em seus
sítios institucionais. Os dados foram tabulados de acordo com turno e carga horária
das Instituições Ensino Superior (n=15) e de acordo com a distribuição das
disciplinas do eixo da Saúde Coletiva. Resultados: Observa-se que todos os cursos
atendem a carga horária total (CH total) determinada pelas DCNs de 2002, além de
certa uniformidade no tempo de integralização dos cursos analisados. Entretanto há
disparidade no que se refere a carga horária atribuída ao eixo da Saúde Coletiva
entre instituições públicas e privadas. Conclusão: Foi possível perceber o quanto a
Saúde Coletiva é negligenciada durante a formação profissional do fonoaudiólogo.
Sobretudo, nas instituições privadas nas quais as cargas horárias são mais
reduzidas. Ressaltando a necessidade de modelos e propostas de currículo mais
uniformizados e equivalentes, mantendo uma matriz de qualidade e excelência.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave
Análise Documental, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Educação Profissional em Saúde Pública, [en] Document Analysis, [en] Public Health, [en] Speech, Language and Hearing Sciences, [en] Health Human Resource Training, [en] Education, Public Health Professional