Instrumento de Avaliação Fonológica: Evidências de Fidedignidade
Carregando...
Data
2022-10-24
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Objetivo: Apresentar evidências de fidedignidade intra e interavaliadores, e de
consistência interna, dos escores do Instrumento de Avaliação Fonológica, a fim de
que possa ser considerado fidedigno e válido para a utilização na prática clínica.
Método: Foram analisados 179 áudios dos registros de fala do instrumento, cuja
coleta foi realizada a partir da sua aplicação no período de 5 meses em crianças na
faixa etária dos cinco aos oito anos e 11 meses. Três juízes especialistas
transcreveram no software a produção de fala de cada criança, o qual gerou
relatórios de desempenho. Os dados de fala de cada criança foram comparados
entre esses avaliadores, treinados e experientes em transcrição fonética, para
verificar a concordância dos escores do instrumento. Para a análise da
fidedignidade, foi verificada a consistência interna pelo Alpha de Cronbach e a
confiabilidade intra e interavaliadores por meio do Coeficiente de Correlação
Intraclasse.
Resultados: O Instrumento de Avaliação Fonológica apresentou evidências de alta
consistência interna, com escores indicando excelente fidedignidade para avaliação
dos fonemas do Português Brasileiro, como também uma adequada concordância
entre os juízes acerca dos escores do instrumento.
Conclusão: O instrumento apresentou evidências robustas de fidedignidade, sendo
uma opção confiável e segura para ser utilizado em pesquisas brasileiras e na
prática clínica para avaliar o sistema fonológico de crianças brasileiras.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave
Estudo de Validação, Testes de Articulação da Fala, Transtorno Fonológico, Fonoaudiologia, Criança, [en] Validation Study, [en] Speech Articulation Tests, [en] Speech Sound Disorder, [en] Speech, Language and Hearing Sciences, [en] Child