Instrumento de Avaliação Fonológica: Evidências para a validade de construto
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Data
2022-10-24
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Editora
Editor Literário
Resumo
Objetivo: Investigar evidências de validade de construto para um Instrumento de
Avaliação Fonológica para o Português Brasileiro, baseadas nos dados de diagnóstico
gerados por sua própria aplicação a partir da análise contrastiva e do grau de
severidade de fala. Método: A amostra foi composta por dados de 176 crianças, com
idades entre cinco até nove anos. Foram avaliadas pelo Instrumento de Avaliação
Fonológica e classificadas em com transtorno fonológico ou em desenvolvimento
fonológico típico, comparando tais resultados aos critérios para o transtorno no DSM5. A busca por evidências da validade de construto contou com a concordância entre
os dois métodos de avaliação, aplicando o Coeficiente Kappa. Para a diferenciação
entre os grupos, utilizou-se o teste t de Student para amostras independentes.
Buscou-se a investigação dos índices do instrumento pela estatística da Curva de
Receiver Operating Characteristic para obter valores de área, ponto de corte,
sensibilidade, especificidade, acurácia, valor preditivo positivo e negativo.
Resultados: O instrumento apresentou concordância e diferenciação significativa
entre as classificações. Quanto aos parâmetros de desempenho, exibe ponto de corte
para diagnóstico com resultados igual ou maiores do que 96,17%, excelente valor de
área sob a curva, assim como percentuais satisfatórios para as outras análises
investigadas. Conclusão: O conjunto de dados encontrados indicam evidências para
validade de construto do Instrumento de Avaliação Fonológica, apresentando uma
contribuição útil e válida ao arsenal de avaliação clínica e de pesquisa envolvendo
diagnóstico de Transtorno Fonológico e, com seu resultado de acurácia, contribuiu as
propriedades de desempenho dos instrumentos utilizados na Fonoaudiologia
Descrição
Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Fonoaudiologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave
Estudo de Validação, Validade dos Testes, Testes de linguagem, Testes de Articulação da Fala, Fala, Transtorno Fonológico, Criança, Fonoaudiologia, [en] Validation Study, [en] Reprodutibilidade dos Testes, [en] Language Tests, [en] Speech Articulation Tests, [en] Speech, [en] Speech Sound Disorder, [en] Child, [en] Speech, Language and Hearing Sciences