Educação Permanente em saúde no âmbito hospitalar: pressupostos e possíveis práticas

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Data
2018
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Editor Literário
Resumo
Atividades educativas desenvolvidas nos serviços de saúde representam uma estratégia potencial para atualização dos trabalhadores, possibilitando oferecer uma assistência de qualidade à população. Este estudo teve como objetivo construir, em conjunto com os enfermeiros, uma estratégia para qualificação dos processos educativos oferecidos na instituição. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado no Hospital Cristo Redentor, unidade hospitalar pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição, localizado em Porto Alegre/RS. A coleta de dados na fase quantitativa ocorreu por meio de questionários eletrônicos, contando com a participação de 39 enfermeiros, e na qualitativa por grupo focal, onde participaram oito enfermeiros; a análise dos dados da primeira fase foi por estatística descritiva univariada, e na fase qualitativa por análise de conteúdo de Bardin. Os resultados quantitativos revelaram que a média de idade dos enfermeiros era de 38,6 anos, tendo média de 13,33 anos de formação; 30,8% declaram ter conhecimento aprofundado sobre o termo educação continuada, diminuindo para 23,1% quando se questionou o termo educação permanente. 56,4%, disse ter conhecimento sobre a temática “práticas pedagógicas”, porém, mesmo que muitos tenham confirmado conhecê-la, 89,7% referiram sentir necessidade de capacitar-se nesta área por considerar que a temática é importante para sua atuação profissional diária. Da análise qualitativa emergiram quatro categorias e subcategorias: Formação do enfermeiro; Processos educativos na prática (Formal / Informal); Dificuldades enfrentadas (Falta de Interesse/Motivação, Valorização e incentivo dos profissionais, Adequação do conteúdo abordado); e Alternativas para qualificação dos processos educativos. O estudo revelou que os profissionais desconhecem a política de educação na saúde e consideram deficitário o modo como as atividades acontecem em sua realidade. Através da discussão sobre a temática foi identificada pelos enfermeiros a necessidade de mudança nas práticas relacionadas aos processos educativos dentro da instituição, o grupo buscou alternativas a serem implementadas no serviço para qualificação deste processo culminando em um Projeto de Grupo de Educação Permanente.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave
Educação Continuada, Educação em saúde, Educação em Enfermagem, [en] Education, Continuing, [en] Health Education, [en] Education, Nursing
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