Educação Permanente em saúde no âmbito hospitalar: pressupostos e possíveis práticas
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Data
2018
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Editora
Editor Literário
Resumo
Atividades educativas desenvolvidas nos serviços de saúde representam uma estratégia
potencial para atualização dos trabalhadores, possibilitando oferecer uma assistência de
qualidade à população. Este estudo teve como objetivo construir, em conjunto com os
enfermeiros, uma estratégia para qualificação dos processos educativos oferecidos na
instituição. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado
no Hospital Cristo Redentor, unidade hospitalar pertencente ao Grupo Hospitalar Conceição,
localizado em Porto Alegre/RS. A coleta de dados na fase quantitativa ocorreu por meio de
questionários eletrônicos, contando com a participação de 39 enfermeiros, e na qualitativa por
grupo focal, onde participaram oito enfermeiros; a análise dos dados da primeira fase foi por
estatística descritiva univariada, e na fase qualitativa por análise de conteúdo de Bardin. Os
resultados quantitativos revelaram que a média de idade dos enfermeiros era de 38,6 anos,
tendo média de 13,33 anos de formação; 30,8% declaram ter conhecimento aprofundado
sobre o termo educação continuada, diminuindo para 23,1% quando se questionou o termo
educação permanente. 56,4%, disse ter conhecimento sobre a temática “práticas
pedagógicas”, porém, mesmo que muitos tenham confirmado conhecê-la, 89,7% referiram
sentir necessidade de capacitar-se nesta área por considerar que a temática é importante para
sua atuação profissional diária. Da análise qualitativa emergiram quatro categorias e
subcategorias: Formação do enfermeiro; Processos educativos na prática (Formal / Informal);
Dificuldades enfrentadas (Falta de Interesse/Motivação, Valorização e incentivo dos
profissionais, Adequação do conteúdo abordado); e Alternativas para qualificação dos
processos educativos. O estudo revelou que os profissionais desconhecem a política de
educação na saúde e consideram deficitário o modo como as atividades acontecem em sua
realidade. Através da discussão sobre a temática foi identificada pelos enfermeiros a
necessidade de mudança nas práticas relacionadas aos processos educativos dentro da
instituição, o grupo buscou alternativas a serem implementadas no serviço para qualificação
deste processo culminando em um Projeto de Grupo de Educação Permanente.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Palavras-chave
Educação Continuada, Educação em saúde, Educação em Enfermagem, [en] Education, Continuing, [en] Health Education, [en] Education, Nursing