Modelos in vitro e in sílico para a redução do uso de animais: uma tecnologia crucial para o avanço de pesquisas dermatológicas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editora

Resumo

Modelos alternativos são ferramentas para substituir e reduzir o número de animais utilizados nas ciências biomédicas, seja para pesquisas ou testes de produtos industriais. Ao longo dos anos, vários modelos alternativos foram desenvolvidos nos mais diversos campos, com o objetivo final de mimetizar as funções sensoriais da pele, como por exemplo, o uso de substitutos dérmicos sintéticos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar os atuais modelos alternativos disponíveis para as ciências dermatológicas, avaliar suas aplicações e discutir suas vantagens e desvantagens, bem como as perspectivas futuras para uma translação clínica segura. A implementação de métodos alternativos para testes em têm sido notórios na indústria cosmética dermatológica, permitindo a realização de diversos testes químicos e moleculares de triagem sem o uso de animais. Porém, nas ciências dermatológicas ainda existem muitas barreiras que esses métodos alternativos proporcionam, como os diferentes microambientes teciduais e o entendimento das respostas metabólicas sistêmicas. Modelos comerciais de pele equivalente fabricada permitem a substituição de animais em testes de corrosão e irritação, porém, dentre os modelos avaliados, não há um método isolado que possa ser utilizado para excluir por completo os experimentos in vivo, sendo, portanto, necessária a avaliação dos protocolos regulatórios existentes e desenvolvimento de protocolos in sílico, in vitro ou sua combinação. Espera-se que no futuro novas tecnologias alternativas sejam desenvolvidas possibilitando maior redução do uso de modelos animais além de fornecer conhecimento aplicável a todos os campos científicos.

Descrição

Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo

Logotipo Setic