Inclusão social e educação em saúde: uma revisão integrativa
Carregando...
Data
2021
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Introdução: A inclusão social prevê a adequação de todos os sistemas sociais com a
finalidade de torná-los adequados para a diversidade humana. Além disso, as formas
de deficiências e de transtornos são extremamente diversificadas e há lacunas
estatísticas para mensurar de maneira fidedigna tal população. A prática de educação
em saúde, por sua vez, significa contribuir para que as pessoas sejam agentes de
mudanças, incluindo sujeitos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento
e com altas habilidades. A realidade, contudo, evidencia que profissionais da saúde,
majoritariamente, não foram instruídos, em sua formação, acerca de condutas e
estratégias satisfatórias para trabalharem educação em saúde com públicos que
necessitam de metodologias diferentes das usuais. Objetivo: Identificar as estratégias
inclusivas de educação em saúde publicadas na literatura científica nos últimos cinco
anos. Método: revisão integrativa de literatura realizada nas seguintes bases de
dados: PubMed, Scielo, Scopus, Web of Science, Lilacs e Biblioteca Virtual em Saúde.
Foram incluídos artigos publicados nos últimos cinco anos, disponibilizados na íntegra
gratuitamente em inglês, português e/ou espanhol. Resultados: Oito artigos
compuseram a seleção final. As estratégias inclusivas de educação em saúde foram
bastante diversificadas: alterações em materiais impressos, utilização de linguagem
simples, imagens e metodologias lúdicas, além de vídeos instrutivos, atividades em
pequenos grupos e adequações nas formas de comunicação, como mudança no tom
da voz. Considerações finais: A revisão de literatura evidenciou que há diversas
possibilidades de implementar ações de inclusão educacional em saúde, adequando o
processo de ensino-aprendizagem conforme as necessidades e particularidades dos
sujeitos, em conformidade com cada realidade sociocultural.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Enfermagem, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Inclusão social, Inclusão educacional, Educação em Saúde, Profissionais da Saúde, [en] Social Inclusion, [en] Mainstreaming, Education, [en] Health Education, [en] Health Personnel