Avaliação das potencialidades e desafios no uso do e-SUS como tecnologia de apoio à atenção primária em saúde de Porto Alegre

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editora

Resumo

Ao longo do tempo, foram desenvolvidos sistemas de informação para melhorar a organização e a qualidade dos serviços de saúde. Um desses sistemas é o e-SUS, implementado na Atenção Primária em Saúde para fornecer praticidade aos profissionais, unificar dados e dar apoio à gestão. O objetivo deste estudo é avaliar as vantagens e os desafios do e-SUS como sistema de apoio tecnológico ao trabalho diário dos profissionais de saúde em Porto Alegre. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa/qualitativa, exploratória e descritiva, organizando e discutindo os dados coletados. Além disso, foi realizada uma revisão bibliográfica para embasar a elaboração dos questionários e a discussão dos resultados. As entrevistas foram conduzidas com profissionais de unidades de saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Norte de Porto Alegre, sendo coletadas 43 entrevistas online e 17 relatos presenciais de forma aleatória e facultativa, principalmente de profissionais de Enfermagem. Os dados numéricos e as narrativas dos profissionais revelaram informações sobre o impacto do uso do software no trabalho diário. Foram identificados temas-chave, demonstrando que o e-SUS auxilia nas atividades práticas dos serviços, oferecendo agilidade e favorecendo um atendimento de qualidade para a continuidade do cuidado. No entanto, ainda são necessárias melhorias no treinamento, na estabilidade do sistema e no suporte técnico. Os profissionais também ressaltaram a importância de discutir os relatórios fornecidos pelo sistema, o que tem sido pouco realizado nas unidades visitadas.

Descrição

Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Gestão em Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo

Logotipo Setic