Qualificação do serviço de dispensação de medicamentos de dose unitária em uma farmácia hospitalar

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Introdução: Os hospitais devem proporcionar cuidados de qualidade visando a segurança do paciente, porém, evidencias apontam que em torno de 8.000 mortes ao ano são atribuídas a erros de medicação, mesmo que muitos erros não tragam consequências sérias aos pacientes. Tais erros devem ser notificados e estudados, para evitar sua recorrência e fortalecer o processo de administração de medicamentos. Objetivo: Desenvolver materiais didáticos instrucionais sobre o processo de dispensação dos medicamentos por Dose Unitária na farmácia e na unidade de terapia intensiva (UTI); Conhecer a prática dos farmacêuticos e da equipe de enfermagem da UTI relacionada ao processo de dispensação dos medicamentos por Dose Unitária; Identificar as carências existentes sobre o processo de dispensação de medicamentos; Propor e validar um Procedimento Operacional Padrão (POP) de dispensação, recebimento e conferência pela enfermagem desses medicamentos de dose unitária; e Avaliar os Vídeos Educativos Digitais (VEDs) construídos. Metodologia: Pesquisa de natureza descritiva-exploratória com abordagem mista, utilizando o método ADDIE a observação participante, bem como um roteiro com perguntas abertas e fechadas, com vistas à criação de um POP e desenvolvimento de VEDs. Resultados: 42 colaboradores responderam ao questionário aplicado. Em face dos achados nesta pesquisa, concluiu-se que os aspectos positivos na administração de medicamentos pelo Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária (SDMDU) foram os seguintes: “otimiza o tempo da assistência”; “evita desperdício de custos”; “reduz erros de dose”. Em relação ao número de notificações após a aplicação de POP, evidenciou-se redução de 34,54% nas doses erradas, considerando o mesmo período anterior à aplicação do POP. Na avaliação do conteúdo realizada com o Instrumento de validação de conteúdo educativo em saúde, os três vídeos instrucionais criados alcançaram um índice igual ou maior 90%. Os resultados revelam que houve concordância dos especialistas em todos os critérios elencados e o índice global correspondeu a 95%, ou acima, em todos os VEDs, evidenciando a satisfação com o produto educacional. Considerações finais: A implementação da tecnologia de informação em saúde foi profícua. Com a criação e validação do produto educacional houve a compreensão sobre o conteúdo de vídeos, bem como diminuição dos erros de medicação pela administração de medicamentos como parte dos processos do SDMDU das instituições que participaram da pesquisa. Produtos: Foram produzidos sete manuais de protocolos e três materiais didáticos em versão de vídeos educativos digitais em relação ao processo de dispensação de medicamentos por dose unitária.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Ensino, Educação continuada, Erros de medicação, Qualidade da Assistência à Saúde, Segurança do Paciente, Sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária, [en] Teaching, [en] Education, Continuing, [en] Medication Errors, [en] Quality of Health Care, [en] Patient Safety
Citação