Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde para doentes renais crônicos em hemodiálise

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é um modelo que pertence à “família” de classificações internacionais da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi proposta em 1991 e, sua utilização vem sendo estimulada por essa organização em todos os Sistemas de atenção a Saúde. No Brasil, seu uso pelo sistema único de saúde (SUS) ainda não foi totalmente implantada apesar da existência de orientações nesse sentido pelo Ministério da Saúde. Entre as dificuldades relatadas aparecem principalmente a extensão das categorias de classificação, que são aproximadamente 1500, e a falta de orientações quanto ao processo de ligação entre as avaliações clínicas e funcionais realizadas nos pacientes e a CIF. Nesse sentido o uso de “Core Sets” ou “itens essenciais” da CIF é um facilitador na sua utilização, no entanto, existem poucos Core Sets desenvolvidos ou adaptados à realidade brasileira. Portanto foi objetivo desse trabalho a realização da adaptação brasileira do Core Set proposto por Tsutsui e colaboradores (2009) para doentes renais crônicos em tratamento dialítico. Trata-se de um trabalho metodológico composto por duas etapas: 1- Revisão da literatura para identificar os Core Sets existentes na literatura nacional e adaptados à realidade brasileira; 2- Adaptação para o Brasil do Core Set proposto do Tsutsui e colaboradores (2009) para doentes renais crônicos. Como resultado da revisão da literatura foram encontrados 12 estudos sobre Core set da CIF publicados no Brasil, principalmente da região sudeste. Os temas publicados foram: fibromialgia, Aids, LER/DORT, diabetes mellitus, acidente vascular encefálico, paralisia cerebral, lombalgia, câncer de cabeça e pescoço, e doença de Parkinson. Para isso foram avaliados 12 pacientes com DRC em tratamento de hemodiálise e após procedeu-se a classificação segundo a CIF que resultaram nas seguintes categorias: Estruturas do corpo (nove), Funções do Corpo (dezessete), Atividades e Participação (dezessete), Fatores Ambientais (quinze). O estudo realizado possibilitou a adaptação para o Brasil do Core Set para pacientes com Doença Renal Crônica.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, Core Set CIF, [en] International Classification of Functioning, Disability and Health
Citação