Efeitos de duas intervenções em professores com queixas vocais: ensaio clínico randomizado

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Introdução: Diferentes abordagens terapêuticas têm sido utilizadas para prevenir e reduzir distúrbios vocais em professores, os quais são os profissionais da voz que apresentam maior predisposição a desenvolver alterações na voz. Objetivo: Comparar os efeitos da terapia manual perilaríngea e do treinamento vocal em professores com queixas vocais. Métodos: Participaram 42 professores universitários, estes foram randomizados para um dos grupos: massagem manual perilaríngea (G1) e treinamento vocal (G2). As intervenções foram avaliadas por meio da autopercepção vocal, relato de sintoma vocal, avaliação da tensão, análises perceptivo auditiva e acústica da voz. Os testes utilizados para comparação intragrupo e intergrupo foram, respectivamente, Wilcoxon e U de Mann-Whitney. Resultados: Os sintomas vocais mais referidos foram sensação de secura na garganta e rouquidão antes (66,6%, 40,4%,respectivamente) e após (30,9%, 14,2%, respectivamente) as intervenções. Não existiu diferença entre os grupos quanto ao escore total e aos escores parciais do PPAV. O G1 apresentou diferença intragrupo (valor de p=0,006) para a autopercepção da dor, e manteve o número de participantes com grau moderado de disfonia, porém reduziu com relação ao grau discreto (70%), aumentando a porcentagem de sujeitos com grau normal (25%). O G2 manteve os resultados da análise perceptiva auditiva após a intervenção. Os parâmetros acústicos não apresentaram diferença entre os grupos. Conclusão: As duas intervenções contribuíram para melhorar o bem-estar e a qualidade vocal dos participantes, cabendo ao profissional Fonoaudiólogo decidir qual utilizará, observando as queixas e a demanda vocal do professor. TC=3123.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Voz, Docentes, Qualidade da Voz, Treinamento da Voz, Distúrbios da Voz, [en] Voice, [en] Faculty, [en] Voice Quality, [en] Voice Training, [en] Voice Disorders
Citação