A inclusão de tecnologia educacional como estratégia para minimizar os efeitos da sífilis no ciclo gravídico

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Editor Literário
Resumo
Introdução: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível com diagnóstico e tratamento bem estabelecidos que pode infectar homens e mulheres em diferentes idades. Contudo, quando avaliamos gestantes com sífilis, o panorama torna-se mais preocupante devido ao risco de transmissão vertical. Objetivo: Desenvolver uma cartilha educativa para qualificar o cuidado à gestante, à criança e os processos de gestão a partir da percepção das gestantes quanto aos efeitos da sífilis no ciclo gravídico. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório desenvolvido em quatro etapas. A primeira utilizou entrevista semi estruturada junto a 24 mulheres dos três trimestres gestacionais que realizaram o pré-natal na atenção primária do território em estudo, no período de dezembro/2021 a fevereiro/2022, com análise dos dados por meio de categorias e análise de conteúdo. A segunda etapa consistiu na elaboração da tecnologia educacional, física e digital. Na terceira fase, para a validação do produto educacional, contou-se com a avaliação de pareceristas quanto ao conteúdo, aparência e semântica. A quarta etapa consistiu na realização de educação permanente sobre sífilis aos profissionais de saúde. Resultados: Identificaram-se fragilidades relacionadas à percepção das gestantes quanto aos efeitos da sífilis na gestação e, após análise dos dados coletados, foi desenvolvido o produto técnico e tecnológico validado para conteúdo, aparência e semântica cujos itens obtiveram índice de concordância geral 0,95; 1,0; e 1,0 respectivamente. Ainda, identificou-se arestas nos processos assistenciais. Considerações finais: A ferramenta educacional validada visa servir como um instrumento para educação em saúde ao trinômio mãe-bebê-parceiro, além de instrumentalizar profissionais de saúde e gestão para suas práticas diante dessa doença de relevância à saúde coletiva.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Sífilis em gestante, Sífilis congênita, Infecção sexualmente transmissível, Educação em saúde, Tecnologia educacional, [en] Syphilis Congenital, [en] Sexually Transmitted Diseases, [en] Health Education, [en] Educational Technology
Citação