Comparação entre os métodos de antigenemia e de PCR em tempo real para citomegalovírus em transplantados renais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Wagner Wessfll
Resumo
Introdução: O citomegalovírus (CMV) é considerado o patógeno de maior importância clínica em pacientes transplantados renais. Objetivos: Desenvolver e validar um ensaio in-house de PCR em tempo real (qPCR) para CMV calibrado com o 1º Padrão Internacional da Organização Mundial da Saúde e comparar com o exame de antigenemia em uma coorte de pacientes transplantados renais. Além disso, estabelecer ponto de corte para início da terapia preemptiva. Material e Métodos: Para desenvolvimento e validação do ensaio foram realizados testes de otimização, sensibilidade e especificidade analíticas, precisão e reprodutibilidade interlaboratorial. A comparação entre as metodologias foi feita por análise descritiva, coeficiente de Kappa e correlação de Spearman. Foi realizada uma análise de curva ROC para determinar um ponto de corte para início de tratamento. Resultados: O ensaio desenvolvido se mostrou sensível, específico, preciso e linear. 232 amostras de 30 pacientes foram analisadas para antigenemia e qPCR. Os resultados mostraram que 163 (70,26%) amostras eram concordantes. Dos 69 com resultados discordantes, 54 (78,26%) foram positivos no teste de qPCR dias antes ou depois da antigenemia. O teste qPCR apresentou mediana de 12 dias (0–25) para positivação antes da antigenemia e de 9 dias (0–28) para negativação após a antigenemia. O coeficiente Kappa apresentou concordância justa (0,435; p <0,001), a correlação de Spearman se apresentou moderada (0,663; p <0,001). A análise da curva ROC encontrou um ponto de corte de 3.430 UI/ml (Log 3,53) (p <0,001) com base em 10 células/105 leucócitos na antigenemia e na decisão de tratamento pelo médico. Conclusão: As metodologias apresentaram concordância justa e correlação moderada. O qPCR apresentou-se como um teste sensível, permitindo melhor avaliação da DNAemia nos pacientes, obtendo resultados positivos semanas antes da antigenemia. O ponto de corte estabelecido neste estudo permite a validação do teste para a população de nossa instituição, como sugerem diretrizes internacionais.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Patologia, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Citomegalovirus, Infecções por Citomegalovirus, PCR em Tempo Real, Antigenemia, [en] Cytomegalovirus, [en] Cytomegalovirus Infections, [en] Real-Time Polymerase Chain Reaction
Citação