Avaliação multidisciplinar infantil: elaboração e validação de bateria de avaliação utilizando a Teoria da Resposta ao Item (TRI)
Carregando...
Data
2022
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Wagner Wessfll
Editor Literário
Resumo
Objetivos: Apresentar e discutir as propriedades psicométricas da Bateria
Multidisciplinar de Triagem do Desenvolvimento Infantil - Funções Executivas (TDI FE), analisando estimativa de precisão e evidências de validade baseadas em sua
estrutura interna e em variáveis externas. Além disso, apresentar os parâmetros
psicométricos dos itens de consciência fonológica (CF) da Bateria Multidisciplinar
de Triagem do Desenvolvimento Infantil - Linguagem (TDI-L), controlando possíveis
vieses de respostas na modelagem de variáveis latentes. Métodos: A amostra do
estudo foi composta por 382 alunos (6 a 8 anos). As propriedades psicométricas da
TDI-FE foram analisadas através de Análise Fatorial Confirmatória (ACF) modelo
unidimensional, unidimensional controlando vieses, Modelo de Equações
Estruturais utilizados na busca de evidências de validade baseado na sua estrutura
interna e externa. Estimativa dos parâmetros de dificuldade foram avaliados através
de modelo de TRI e a acurácia da escala através da curva ROC. Itens de CF da
TDI-L foram analisados por meio de modelos de TRI unidimensional,
unidimensional com dependências locais e MIMIC, avaliando o funcionamento
diferencial dos itens em função da idade. Resultados: Para TDI-FE, a AFC modelo
unidimensional não foi eficiente para avaliar as FEs, pois não apresentou um bom
ajuste. Controlando pela variável interveniente Fadiga, houve um melhor ajuste do
modelo. A análise final incorporou variáveis externas, obtidas a partir do Modelo de
Equações Estruturais, que apresentou um ajuste razoável. Através da Curva ROC,
foi possível observar uma razoável acurácia do escore da FE na predição de déficit
de FE. Também foi possível observar que o escore de FE proposto apresentou
desempenho semelhante ao escore fatorial. Em ambas as escalas validadas como
padrão ouro, 37 pontos no escore de FE está associado a uma sensibilidade de
aproximadamente 70% e uma especificidade de 60%. Para TDI-L, observou-se um
ajuste empobrecido para o modelo TRI unidimensional simples, já um excelente
ajuste aos dados nos modelos TRI com dependência local e no MIMIC. Detectou se um efeito mínimo da idade diretamente nos itens para além do fator, mas esteve
positivamente relacionada ao fator de CF, β=0,32, p=0,012. Conclusão: Os
resultados mostraram que o TDI-FE apresentou boa estimativa de precisão,
evidências de validade baseadas em sua estrutura interna e em variáveis externas,
além de comprovar a necessidade de controle de vieses de resposta na modelagem
de variáveis latentes, no caso, a Fadiga. Em relação aos itens de consciência
fonológica da TDI-L, os parâmetros avaliados apresentaram potencial para verificar
o desempenho de desenvolvimento infantil, visto que todos os itens apresentaram
nível razoável de discriminação. A idade foi responsável por aumentos nos níveis
no fator de CF, mas exerceu um efeito mínimo diretamente nos itens da escala.
Ambas as escalas são alternativas eficiente para avaliação das funções executivas
e consciência fonológica em fase de escolarização inicial, sendo instrumentos que
apresentam baixo custo e fácil aplicação.
Descrição
Tese (Doutorado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Funções Executivas, Consciência Fonológica, Estudo de Validação, Psicometria, Teoria da Resposta ao Item, Desenvolvimento Infantil, [en] Validation Study, [en] Psychometrics, [en] Child Development