Proposição, implantação e avaliação de um repositório de objetos de aprendizagem na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Data
2019
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Wagner Wessfll
Editor Literário
Resumo
O avanço da sociedade fez com que as Universidades, ao longo dos tempos, passassem a se
redesenhar para acompanhar a modernidade. Atualmente as Instituições de Ensino Superior
(IES) estão consolidadas como centros de produção de cultura, ciência e tecnologia.
Atualmente, com a incorporação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) na
educação, vem transformando o cenário da educação. Com isso, surgiu um novo conceito de
recurso educacional: os objetos de aprendizagem (OAs). Paralelo a isso, o Departamento de
Gestão da Educação na Saúde, órgão subordinado ao Ministério da Saúde e ao Ministério da
Educação do Brasil em seu documento intitulado Recomendações para elaboração de
Projetos de Mestrados Profissionais, considera como uma das principais características destes
Programas a necessidade de definição de políticas e estratégias para a divulgação dos
resultados das pesquisas e o desenvolvimento de produtos que visem a transformação das
práticas. O presente estudo teve como objetivo a implantação do Repositório de Objetos de
Aprendizagem (ROAs) da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
(UFCSPA), como forma de suprir a necessidade prática de se desenvolver um canal próprio
de comunicação científica na Universidade que lhe proporcione não somente o
compartilhamento da produção técnico-científica (aqui considerando os objetos de
aprendizagem na área da saúde), mas também proporcionando a estes maior visibilidade,
qualidade e aumento de seu (re)uso. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos distintos:
o primeiro (fase 1) destinado a reunir dados para a o planejamento do ROAs da UFCSPA,
onde previu-se a realização de um levantamento bibliográfico exploratório sobre as fases a
serem previstas no planejamento do ROAs no âmbito acadêmico, no cenário nacional e
internacional, um levantamento exploratório, com vistas a relatar as configurações técnicas e
tecnológicas de cinco ROAs já consolidados e direcionadas para recursos educacionais e um
levantamento das necessidades informacionais da comunidade acadêmica da UFCSPA
relacionadas a ROAs através da aplicação de um questionário; o segundo (fase 2) destinado à
implantação do ROAs da UFCSPA e o último momento (fase 3) destinado à avaliação da
plataforma do Repositório desenvolvido. No decorrer da pesquisa, em um consenso com o
Núcleo de Tecnologia da Informação instituição, optou-se pelo planejamento e construção de
um ROAs integrado ao RI-UFCSPA, a partir do desenvolvimento de uma comunidade de
“Recursos Educacionais” em sua plataforma, formatada de tal maneira, que o armazenamento e a descrição fossem adequados tanto para os OAs quanto para os demais documentos das
outras coleções. Como resultado da pesquisa, então, foi criado o protótipo de uma nova versão
do RI-UFCSPA com uma coleção de Recursos Educacionais que, após avaliação, demonstrou
boa navegabilidade, contemplando as informações essenciais para a descrição destes tipos de
documentos. Assim, pode-se inferir que o ROAs desenvolvido integrado ao RI-UFCSPA
atende ao propósito de divulgar os produtos educacionais desenvolvidos na Instituição.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Repositórios Institucionais, Repositórios de Objetos de Aprendizagem, Comunicação e Divulgação Científica, Gestão da Informação em Saúde, Gestão do Conhecimento para a Pesquisa em Saúde, [en] Scientific Communication and Diffusion, [en] Health Information Management, [en] Knowledge Management for Health Research