Elaboração de uma matriz de avaliação e monitoramento de uma farmácia hospitalar

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Data
2020
Autores
Lima, Lucélia Hernandes
Título da Revista
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Título de Volume
Editora
Wagner Wessfll
Editor Literário
Resumo
Introdução: O acompanhamento e a avaliação continuada das ações desenvolvidas na Assistência Farmacêutica são estratégias para a busca da qualidade nos serviços prestados, especialmente no âmbito hospitalar. Uma boa avaliação visa reduzir incertezas, melhorar a efetividade das ações e propiciar a tomada de decisões relevantes auxiliando na política de gestão dos serviços. Objetivos: Elaborar uma matriz de avaliação e monitoramento da farmácia de uma instituição hospitalar. Método: Trata-se de um estudo avaliativo. Para a elaboração e validação de conteúdo do instrumento avaliativo, foram desenvolvidas as seguintes etapas: revisão bibliográfica, proposição das dimensões e elaboração de indicadores, grupo focal com especialistas para validação e priorização das dimensões e aplicação da técnica delphi aos indicadores para relevância e valoração. O coeficiente alfa de Cronbach foi utilizado para medir a confiabilidade dos indicadores. O estudo foi desenvolvido no contexto da farmácia da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA) e aprovado pelo comitê de ética da instituição. Resultados: Poucos estudos de avaliação foram encontrados na busca da literatura. Foram identificadas cinco dimensões para a avaliação da Farmácia Hospitalar e 70 indicadores, distribuídos da seguinte maneira: Gestão da Assistência (n=15), Gestão dos Recursos Humanos (n=13), Gestão do Medicamento (n=13), Gestão Financeira (n=12) e Gestão da Clínica dos Pacientes (n=17). A dimensão Gestão do Medicamento foi priorizada pelos especialistas, sendo a mesma revisada por eles e finalizada com nove indicadores que compõem uma nota de zero a dez. Conclusão: O estudo evidenciou a importância da avaliação para a gestão da Farmácia Hospitalar e a capacidade de execução de métodos de consenso para indicadores de qualidade em serviços de alto nível de complexidade. O instrumento com os indicadores desenvolvidos para avaliação e monitoramento da dimensão Gestão do Medicamento mostrou evidência de validade e uma boa confiabilidade.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Avaliação em Saúde, Serviço de Farmácia Hospitalar, Indicadores de Gestão, Melhoria Contínua da Qualidade, [en] Health Evaluation, [en] Pharmacy Service, Hospital, [en] Management Indicators, [en] Total Quality Management
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