Cultura de segurança do paciente no centro cirúrgico e sala de recuperação: estratégia de melhoria através de jogos sérios
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Data
2020
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Editora
Wagner Wessfll
Editor Literário
Resumo
Introdução: A cultura de segurança de uma organização é o produto de valores individuais e
de grupo, atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento que determinam o
compromisso e o estilo e competência da gestão na promoção de segurança. Após uma
pesquisa realizada no ano de 2018, na instituição indicada neste estudo, que avaliou a cultura
de segurança do paciente percebida pelos profissionais de saúde assistenciais e de apoio
técnico administrativo, os resultados evidenciaram uma cultura fragilizada em diversas áreas
do hospital, como o Centro Cirúrgico (CC) e Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SR).
Objetivo: Desenvolver dois jogos sérios visando melhorar a cultura de segurança do paciente
nas áreas de CC e SR. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa realizada em duas etapas:
Etapa 1 (Fase exploratória): constituída pelos resultados de pesquisa realizada em 2018 e
pesquisa qualitativa através de entrevistas projetiva coletiva com os técnicos de enfermagem
considerando sua percepção acerca dos resultados da referida pesquisa e análise do Protocolo
de Cirurgia Segura da OMS. Etapa 2 (Desenvolvimento dos Jogos Sérios): Em cima das
fragilidades apontadas pelo estudo e confirmada na pesquisa qualitativa com os técnicos em
enfermagem optou-se por realizar dois jogos com temáticas diferentes. Resultados: A partir
das fragilidades, verificadas na área cirúrgica através da análise dos dados percebeu-se a
necessidade de trabalhar a comunicação e transferência do cuidado entre turnos e unidades. A
escolha de se trabalhar com jogos sérios foi para sanar a necessidade de treinamentos tantas
vezes evidenciada nas falas fazendo uso de metodologias ativas para envolver o profissional.
Conclusão: Os jogos têm a finalidade de transformar os treinamentos em dinâmicas que
propiciem a interação profissional e desenvolvam o pensamento crítico. Devido a pandemia
da COVID-19 não foram realizados testes de eficácia nos jogos desenvolvidos.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Segurança do Paciente, Jogos Experimentais, Educação Continuada, [en] Patient Safety, [en] Games, Experimental, [en] Education, Continuing