Associação inversa entre a expressão pulmonar de AT1 e Mas com parâmetros espirométricos de pacientes com fibrose pulmonar idiopática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editora

Wagner Wessfll

Resumo

Introdução: A fibrose pulmonar idiopática (FPI) é uma doença intersticial grave, de etiologia desconhecida, com sobrevida média de cerca de 2,5 a 5 anos após o diagnóstico definitivo. A sua fisiopatologia ainda é um grande desafio para a ciência. É sabido que a superativação do receptor AT1 (AT1R) pela angiotensina II (ANG II) do sistema renina-angiotensina (SRA) induz efeitos observados na FPI como fibrose, inflamação e estresse oxidativo. Em contrapartida, a ativação do receptor Mas (Mas R) pela angiotensina 1-7 (ANG-(1-7)) desse sistema induz ações protetoras que se contrapõem aos efeitos deletérios. No entanto, nenhum estudo foi encontrado na literatura avaliando a expressão desses receptores diretamente no tecido pulmonar desses pacientes. Objetivo: Analisar a expressão dos receptores AT1 e Mas nos pulmões de pacientes com FPI. Adicionalmente, verificamos a associação desta expressão com os parâmetros de função pulmonar através do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1%) e da capacidade vital forçada (CVF%), resultantes da espirometria. Métodos: As amostras de 1cm³ de tecido pulmonar foram obtidas de seis pacientes com FPI (tecido fibrótico) e da porção considerada saudável do pulmão de seis pacientes sem FPI submetidos à ressecção de carcinoma brônquico. As expressões dos receptores foram quantificadas pela técnica de Western Blot. Resultados: A expressão do AT1R foi significativamente maior (34%) no tecido dos pacientes com FPI (P=0,006), enquanto que o Mas-R estava significativamente menos expresso (54%) nos pulmões desses pacientes (P=0,046). Houve correlação positiva entre a expressão do Mas-R e os parâmetros espirométricos VEF1% (r=0,62, P=0,03) e CVF% (r=0,58, P=0,05). Já quando comparada a expressão do AT1R com os mesmos parâmetros, houve correlação negativa, com valores de r=0,8 e P=0,002 para VEF1% e r=0,74 e P=0,006 para CVF%. Conclusão: nossos resultados demonstram, de forma inédita, aumento da expressão do AT1R e redução da expressão do Mas-R no tecido pulmonar de pacientes com FPI. Também evidenciamos que o desequilíbrio entre os receptores está associado à redução da função pulmonar. Estes achados abrem novos horizontes em relação ao papel do SRA na fisiopatologia da FPI.

Descrição

Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto Imediato

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo

Logotipo Setic