Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família por Assunto "[en] Family Practice"
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Item Estudo da utilização do PACK pelos médicos da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis: contribuições à implementação de um protocolo clínico na Atenção Primária à Saúde(Wagner Wessfll, 2019) Eymael, Rafael Garcia; Pinto, Maria Eugênia Bresolin; Tietzmann, Daniela CardosoProtocolos e diretrizes são cada vez mais comuns em serviços complexos como a Atenção Primária à Saúde (APS). Mas a simples disponibilização do conhecimento baseado em evidências na forma de protocolos não significa que serão utilizados ou mudarão condutas. É necessária uma implementação apropriada que leve em consideração o contexto, os profissionais e a própria ferramenta a ser implantada para que ela seja efetivamente utilizada. Este estudo visou investigar a forma de utilização do protocolo de apoio à decisão clínica PACK Brasil Adulto versão Florianópolis pelos médicos da APS de Florianópolis e sua relação com o treinamento para sua utilização e características da matriz conceitual proposta. Teve como objetivo identificar pontos críticos no processo de utilização da ferramenta por estes profissionais para fornecer informações que auxiliem a implementação da mesma. Foi realizado estudo transversal descritivo com análise univariada e regressão logística binária. Best Practice e PACK são as ferramentas mais utilizadas (acima de 80% em relação às demais). O PACK é mais utilizado por quem fez o treinamento e nos distritos com maior número de residentes e alunos. Encontrada correlação positiva entre realizar treinamento e usar o PACK como auxílio ao diagnóstico (p= 0,007; OR 21,12; IC 95% 2,33 – 191,07) e entre papel profissional (capacidade de usar o julgamento profissional para aplicar o conhecimento científico junto com a experiência pessoal e de lidar com as incertezas) e usar o PACK no auxílio ao diagnóstico (p= 0,009; OR 59,670; IC 95% 2,76 – 1290,85) e à conduta (p= 0,022; OR 12,888; IC 95% 1,457 – 114,03). Incentivar a participação no treinamento e a autonomia profissional são boas estratégias para ampliar a utilização do PACK no apoio ao diagnóstico, um dos principais papeis desta ferramenta de auxílio a decisão clínica na APS.Item A situação da integração ensino-serviço nas unidades de saúde da família do município de Ijuí(2019) Mallmann, Júlia Nunes; Daudt, Carmen Vera Giacobbo; Gomes, Marta QuintanilhaA integração ensino-serviço é entendida como um trabalho coletivo, pactuado e integrado dos estudantes e professores com os trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo os seus gestores. Para ser efetiva, faz-se necessário transformar os processos formativos, pedagógicos e as práticas de saúde, articulando o sistema de saúde com as instituições formadoras. Esta pesquisa buscou descrever como ocorre a integração ensino-serviço nas Unidades de Saúde da Família do município de Ijuí, conhecer o perfil dos diferentes sujeitos envolvidos nesse processo e analisar a relação entre o perfil e a integração encontrada. Pesquisa observacional, quantitativa e transversal, com aplicação de instrumento elaborado e aplicado a 171 pessoas (discentes, docentes, profissionais da saúde, gestores e coordenadores de curso). Foi possível observar que discutir casos entre discentes e profissionais da saúde teve associação com melhores escores de integração ensino- serviço. Houve também associação positiva com melhores escores a maior idade dos discentes, os cursos de enfermagem e nutrição da instituição investigada e uma boa estrutura física das unidades de saúde. Não foram observados indicadores associados ao escore na categoria docentes. Foi evidente também a quase totalidade dos investigados serem de sexo feminino, a alta motivação para o trabalho relatada pelos profissionais de saúde e a existência de mudanças curriculares voltadas ao SUS e à Atenção Primária à Saúde nos cinco cursos investigados.