Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Assunto "[en] Accident Prevention"
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Item Uma arquitetura pedagógica para educação à distância sobre prevenção e manejo em acidentes do trabalho com material biológico(Wagner Wessfll, 2021) Costa, Fabiana Feijó; Cazella, Sílvio César; Costa, Márcia Rosa daIntrodução: As condições de vida do ser humano podem ser alteradas ou modificadas em função do trabalho que exerce, contribuindo para o adoecimento do indivíduo quando exercido em condições inadequadas. Diante deste panorama, os acidentes e óbitos relacionados às atividades laborais apresentam-se como questões de extrema relevância e impacto na morbimortalidade do país. Destaca-se os acidentes com envolvimento de material biológico, diretamente relacionado à atuação dos profissionais da saúde. Desta forma, a preocupação com a segurança dos trabalhadores é um compromisso também das instituições, por sua relevância. Ações de educação permanente em saúde podem contribuir sobremaneira para o aumento da segurança dos profissionais, uma vez que se fundamentam no aprendizado no trabalho. Objetivo: Conceber uma arquitetura pedagógica na modalidade de Educação à Distância (EaD), utilizando a metodologia ativa denominada estudo de caso, abordando a prevenção e o atendimento de acidentes do trabalho com material biológico. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório com a utilização de métodos mistos. A pesquisa com métodos mistos combina os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. A geração de dados ocorreu por meio de amostragem não probabilística, na qual para a seleção da amostra o pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa. Resultados: Após o mapeamento das competências a serem desenvolvidas para a prevenção e manejo de acidentes do trabalho com material biológico, houve a elaboração da arquitetura pedagógica (AP), sendo submetida à avaliação de especialistas da área, que emitiram pareceres. Para a avaliação foi utilizado um instrumento adaptado do Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), que tem como objetivo a validação de conteúdo escrito dos materiais educativos em saúde. O instrumento utilizado foi composto por dez questões, com opções de respostas, utilizando como valoração dos itens uma escala de Likert de 5 pontos, na qual: 0 = discordo totalmente; 1 = discordo; 2 = indiferente; 3 = concordo; 4 = concordo totalmente. As questões são categorizadas em módulos, o primeiro módulo avalia os objetivos do estudo, o segundo módulo avalia a estrutura e apresentação, o módulo final avalia a relevância. Compuseram a amostra como avaliadores sete enfermeiros do trabalho, atuantes em hospitais na cidade de Porto Alegre. Em suas avaliações os profissionais demonstraram concordância, referindo que a AP está alinhada aos seus propósitos e metas, coerente quanto à organização, estrutura, estratégia, coerência e suficiência, bem como significância, impacto, motivação e interesse. Com base no exposto, a AP possui os requisitos para contribuir como forma para a promoção das ações de educação permanente em saúde. Estudos poderão avançar para a efetivação do curso que a AP embasa e avaliar sua aplicação e adesão.Item Trauma infantil: concepções das crianças e elaboração de estratégias lúdicas baseadas em medidas de prevenção(2022) Dias, Juliane; Costa, Márcia Rosa da; Cazella, Silvio CesarIntrodução: os acidentes representam ameaças para a saúde e bem-estar das crianças e, como uma ocorrência traz graves consequências, é imprescindível identificar os fatores de risco no ambiente e no dia a dia desta população, para assim desenvolver medidas educativas de prevenção do trauma infantil e promoção de saúde. Os profissionais da saúde e educação devem trabalhar em conjunto para o controle das injúrias não intencionais, com estratégias apoiadas em evidências científicas, lembrando que o trauma chega a ser responsável por quase 20% da mortalidade de crianças até a adolescência, sendo a maior causa de morte na faixa dos cinco aos 19 anos. Objetivo: elaborar estratégias lúdicas, baseadas em medidas de prevenção, para a promoção do conhecimento do trauma infantil. Métodos: pesquisa intervenção, de natureza aplicada, com uma abordagem qualitativa, desenvolvido através do projeto educacional para as crianças, com diálogos e entrevistas em grupo, e após análise dos questionários respondidos pelos responsáveis. Participaram da pesquisa 66 crianças escolarizadas, com idade entre 05 e 09 anos, estudantes de uma escola da rede privada no município de Esteio, estado do Rio Grande do Sul. Na fase de campo, foi aplicado o projeto educacional para as crianças conforme o seu plano de ensino, utilizando estratégias lúdicas para o diálogo com as crianças e desenvolvimento dos objetivos. Para análise interpretativa dos dados gerados, foi utilizada a análise de conteúdo, segundo Bardin. Resultados: a população do estudo compreende o que é trauma físico e sua gravidade, identificando os riscos em diferentes situações. Essa afirmação fica mais evidente nos alunos do ensino fundamental, pois trouxeram reflexões importantes e acontecimentos do seu dia a dia. Pode-se observar que as crianças conhecem diversas formas de prevenção, algumas são utilizadas por todos, outras como equipamentos de proteção, ao utilizar brinquedos de roda, não reconhecem a importância. O principal motivo de trauma, da população de estudo, foi a queda, trazendo como consequência o traumatismo crânio encefálico, fraturas e ferimentos corto-contuso. Nos questionários respondidos pelos pais, identificou-se que oito crianças necessitaram de cuidados hospitalares e desses três ficaram internados em hospitais. Conclusão: ao término da pesquisa conclui-se que as crianças podem e devem ser consideradas como sujeitos, e que elas têm muito a contribuir para a redução do trauma na sociedade. Evidenciou-se também que a maioria dos traumas não necessitam de intervenção médica, e que para campanhas de prevenção esses números necessitam ser reconhecidos. O projeto educacional para crianças demonstrou-se ser efetivo para introdução do tema e conhecimento das crianças de formas de prevenção do trauma infantil. Um objeto de aprendizagem, pode contribuir para a redução do trauma infantil físico, pois será de fácil acesso e utilização, estimulando o conhecimento e a reflexão sobre o tema na população infantil.