Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Assunto "[en] Academic Performance"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Desempenho escolar, ansiedade e saúde mental de estudantes do Ensino Fundamental II(Wagner Wessfll, 2020) Julião, Eunice Borba; Silveira, Luiza Maria de Oliveira BragaOs alunos estão expostos, dentro do contexto educativo a situações de medo, frustração e competitividade, podendo sentir ansiedade e desequilíbrio emocional. Já se observam estudos no Ensino Superior e Ensino Médio para investigação das relações entre ansiedade e problemas de saúde mental vinculados ao desempenho escolar. Entretanto, poucos têm estudado essas variáveis, de forma preventiva, durante o Ensino Fundamental II. Como a escola gerencia o cotidiano e ações pedagógicas, impulsionar ações de promoção de saúde e medidas educativas de saúde mental pode ajudar a diminuir os agravos de adoecimento desses alunos na vida adulta. O presente estudo teve por objetivo verificar possíveis relações entre ansiedade, saúde mental e desempenho escolar em estudantes do Ensino Fundamental II. Trata-se de um estudo quantitativo, comparativo e correlacional de corte transversal com 83 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) de escolas públicas estaduais da cidade de Gravataí-RS e seus respectivos responsáveis. Os instrumentos utilizados foram: uma ficha de dados sociodemográficos, o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) para alunos, pais ou responsáveis e o Inventário de Ansiedade na Escola (para alunos); além da avaliação do desempenho escolar em português e matemática. Foi feito o levantamento dos dados quantitativos, através de estatística descritiva e inferencial. Como principais resultados destacam se elevados percentuais nos escores do SDQ total de dificuldades, quando comparados aos índices mundiais, sinalizando problemas de saúde emocional clinicamente relevantes, de acordo com avaliação dos próprios alunos e seus responsáveis. Os níveis de ansiedade escolar encontram-se acima da média esperada, conforme o instrumento IAE, tendo como fatores preditivos mais prevalentes: sexo feminino, dificuldades emocionais e desempenho escolar (médio e baixo). Conclui-se que alunos com desempenho escolar médio e baixo apresentam, significativamente, níveis mais elevados de ansiedade e sofrimento emocional, mesmo quando ajustados para outras variáveis intervenientes. O produto educativo desta pesquisa consiste em um material de psicoeducação para os alunos, intitulado “Ansiedade no contexto escolar”, e uma ação educativa para os docentes, de nome “Manejo de ansiedade e sua interface com o desempenho escolar”. Tais ações auxiliam na identificação e manejo da ansiedade como medida preventiva, além de contribuírem para a integração universidade-sociedade no enfrentamento e na promoção da saúde mental de estudantes do Ensino Fundamental II. Como derivados desta pesquisa, construiu-se dois artigos científicos apresentados à banca examinadora.Item Envolvimento e rotina compartilhada entre família-escola em situações de sucesso escolar(2018) Rosa, Tatiana da; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Magalhães, Cleidilene RamosA qualidade da relação família-escola tem sido apontada como um dos principais preditores do sucesso escolar dos alunos. A família tem o papel de suprir e dar o suporte afetivo necessário a seus membros, e a escola tem o papel de auxiliar na construção dos saberes sistematizados, ou seja, as duas instituições são codependentes na tarefa de socializar e educar as crianças e adolescentes. Embora a relação entre escola-família seja interdependente, na prática ela não tem se estabelecido dessa forma. Por essa razão, muitos estudos apontam as consequências negativas dessa falta de parceria e integração frente à tarefa de educar, como o fracasso escolar e problemas de aprendizagem e de comportamento. No entanto, o sucesso escolar e a relação família-escola são um fenômeno ainda pouco conhecido na realidade brasileira. Tem-se como objetivo deste estudo conhecer como se estabelece a rotina compartilhada e o envolvimento entre família-escola na perspectiva de pais e professores de educandos em situação de sucesso escolar. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo; participaram deste estudo 101 familiares e 12 professores de ensino fundamental I de Escolas Municipais da cidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, tendo as seguintes etapas: 1) aplicação do checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola, versões para pais e professores; 2) levantamento dos dados quantitativos. Como produto educativo desta intervenção foi construído um Manual de Boas Práticas para o Sucesso Escolar, que será entregue como devolutiva para as escolas participantes da pesquisa. Esta dissertação é dividida em duas partes: a primeira corresponde ao enquadramento teórico, que aborda, com base na revisão da literatura, a relação família-escola e o sucesso escolar; e a segunda traz os resultados e discussão, que estão apresentados na forma de dois artigos.Item Explorando a relação entre o perfil do aluno e seu desempenho acadêmico na modalidade EAD: análise com base nos dados do Curso de Especialização em Saúde da Família UNA-SUS/UFCSPA(Wagner Wessfll, 2019) Portella, Fernando Freitas; Cazella, Sílvio César; Costa, Márcia Rosa daO objetivo do presente trabalho foi estudar a relação entre as características do aluno do curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS/UFCSPA (EspSF) e o desempenho acadêmico. O estudo tem caráter observacional transversal analítico. As análises foram realizadas a partir de dados do curso de EspSF, que é ofertado na modalidade a distância, para médicos, dentistas e enfermeiros. Um total de 4438 alunos realizaram matrícula no curso até 2018, sendo considerados nas análises todos os concluintes até 2018 (n=4219). Para caracterização do desempenho acadêmico no curso foram considerados o estado do aluno ao final do curso, sendo os alunos classificados em: aprovado, reprovado, evadido ou desligado; e a nota final do aluno na atividade de casos complexos. Após uma análise descritiva foram construídos modelos de regressão logística para verificar a associação entre as características dos alunos e o desempenho no curso. A maior parte dos alunos é do gênero feminino (63,7%), brasileiro (63,9%), não é casado (66,9%), faz parte do Programa Mais Médicos (54,5%), formado há menos de um ano (32,0%), nunca havia realizado atividades de educação a distância (72,5%), tem acesso à internet em casa (94,9%) e no trabalho (64,5%), e usa o computador ao menos seis dias da semana (53,4%). Dentre os alunos há 2643 (52,6%) aprovados, 1142 (27,1%) reprovados, 308 (7,3%) evadidos e 126 (3,0%) foram desligados por razões administrativas. Gênero, forma de entrada no curso, curso de graduação, idade no início do curso e a região de atuação profissional estão associados ao aproveitamento no curso e nota nos casos complexos. Baseado no estudo da relação entre as características do aluno e seu desempenho acadêmico no curso, foi possível a construção de um guia com diretrizes para gestores de cursos com características semelhantes, cuja implantação visa otimizar o aproveitamento de alunos em cursos desse tipo.