Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Assunto "[en] Sexually Transmitted Diseases"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A inclusão de tecnologia educacional como estratégia para minimizar os efeitos da sífilis no ciclo gravídico(2023) Gonçalves, Bruna; Bonamigo, Andréa WanderIntrodução: A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível com diagnóstico e tratamento bem estabelecidos que pode infectar homens e mulheres em diferentes idades. Contudo, quando avaliamos gestantes com sífilis, o panorama torna-se mais preocupante devido ao risco de transmissão vertical. Objetivo: Desenvolver uma cartilha educativa para qualificar o cuidado à gestante, à criança e os processos de gestão a partir da percepção das gestantes quanto aos efeitos da sífilis no ciclo gravídico. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório desenvolvido em quatro etapas. A primeira utilizou entrevista semi estruturada junto a 24 mulheres dos três trimestres gestacionais que realizaram o pré-natal na atenção primária do território em estudo, no período de dezembro/2021 a fevereiro/2022, com análise dos dados por meio de categorias e análise de conteúdo. A segunda etapa consistiu na elaboração da tecnologia educacional, física e digital. Na terceira fase, para a validação do produto educacional, contou-se com a avaliação de pareceristas quanto ao conteúdo, aparência e semântica. A quarta etapa consistiu na realização de educação permanente sobre sífilis aos profissionais de saúde. Resultados: Identificaram-se fragilidades relacionadas à percepção das gestantes quanto aos efeitos da sífilis na gestação e, após análise dos dados coletados, foi desenvolvido o produto técnico e tecnológico validado para conteúdo, aparência e semântica cujos itens obtiveram índice de concordância geral 0,95; 1,0; e 1,0 respectivamente. Ainda, identificou-se arestas nos processos assistenciais. Considerações finais: A ferramenta educacional validada visa servir como um instrumento para educação em saúde ao trinômio mãe-bebê-parceiro, além de instrumentalizar profissionais de saúde e gestão para suas práticas diante dessa doença de relevância à saúde coletiva.