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Navegando Recursos Educacionais PPGENSAU por Assunto "[en] Emergencies"
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Item Lean Healthare - o que é, benefícios e como aplicar nas emergências(2024) Oliveira, Ana Lúcia da Silva Benelli de; Azambuja, Marcelo Schenk de; Canabarro, Simone Travi; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeINTRODUÇÃO: A gestão de organizações hospitalares é uma das mais complexas neste campo devido à natureza específica das instituições. Qualificar os especialistas é um desafio para a otimização de recursos financeiros que possibilitem manutenção e melhoria contínua da qualidade da assistência prestada, da infraestrutura e dos índices de qualidade hospitalar. Nas últimas décadas, instituições públicas e privadas vêm aprimorando sua maestria, a oferta de conhecimento e a diversidade de produtos e serviços modificam à medida que aumentam as exigências dos clientes. A sociedade está cada vez mais consciente dos seus direitos e preocupada com as mudanças no mercado. Desta forma, um sistema de gestão organizacional com foco na qualidade, está voltado explicitamente para o momento atual, com o objetivo de almejar o potencial competitivo e o sucesso institucional. OBJETIVOS: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e validar um e-book instrucional sobre a aplicação da metodologia Lean Healthcare nas emergências hospitalares, visando capacitar profissionais de saúde e otimizar os processos de atendimento nas unidades de emergência. METODOLOGIA: A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e exploratória, com a utilização de um painel de especialistas para validar o conteúdo do e-book, que foi desenvolvido com base no modelo ADDIE de design instrucional. Para a coleta de dados, foram realizados grupos focais com profissionais da saúde, gestores e pacientes, além de avaliações quantitativas por meio de questionários aplicados antes e após a leitura do e-book. A validação do conteúdo foi realizada por meio de um instrumento estruturado, que incluiu avaliações sobre os objetivos, a estrutura, a apresentação e a relevância do material. RESULTADOS: Após a capacitação com o e-book, houve uma melhoria significativa no conhecimento dos profissionais de saúde sobre os princípios e ferramentas do Lean Healthcare. As sugestões dos avaliadores incluíram ajustes no conteúdo para torná-lo mais acessível, como a simplificação da linguagem, a inclusão de mais exemplos práticos e a melhoria da estética visual do material, com a adição de diagramas e fluxogramas. DISCUSSÃO: Embora o e-book tenha sido eficaz para disseminar os conceitos do Lean Healthcare, desafios como a resistência à mudança e a falta de capacitação contínua ainda são barreiras significativas para a implementação dessa metodologia nas unidades de saúde. No entanto, os resultados indicaram que, quando aplicada corretamente, a metodologia Lean pode reduzir os tempos de espera, otimizar o fluxo de trabalho e melhorar a segurança do paciente nas emergências hospitalares. CONCLUSÃO: O e-book tem grande potencial como ferramenta educacional, com a capacidade de impactar positivamente a prática clínica e gerencial nas unidades de emergência. No entanto, é essencial realizar ajustes no conteúdo com base nas sugestões recebidas e continuar investindo em estratégias de capacitação e envolvimento das lideranças para garantir a implementação bem-sucedida do Lean Healthcare. A pesquisa contribui para a literatura sobre o uso de Lean Healthcare no Brasil, fornecendo um modelo de capacitação e um recurso valioso para a melhoria dos processos de saúde.Item Triagem na emergência pediátrica: Processo educativo da equipe assistencial(2021) Clos, Andréia Sampert; Canabarro, Simone Travi; Magalhães, Cleidilene Ramos; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO presente estudo teve como objetivo principal averiguar as dúvidas e dificuldades do profissional enfermeiro na realização do processo de triagem baseado no instrumento ATS(AUSTRALIAN TRIAGE SCALE) com intuito de criar um vídeo educativo, a fim de elucidar as dúvidas destes profissionais na realização desta prática. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa realizada com base na análise de dados gerados por meio de questionário, aplicado na equipe de enfermagem que atua em uma Instituição Hospitalar Infantil referência em atendimentos na região sul do Brasil. Nessa assertiva, teve-se o intuito de verificar as dúvidas e dificuldades no processo de classificação de risco da equipe de enfermagem frente ao protocolo de triagem ATS aplicado na emergência do hospital pediátrico. O período de geração de dados por meio do questionário ocorreu entre julho e agosto de 2020, na instituição citada. Os dados encontrados foram analisados com apoio das teorias descritas no método de Análise do Conteúdo de Minayo (1994). Nesse ínterim, os resultados deste estudo foram organizados em cinco categorias distintas que evidenciaram que os enfermeiros participantes da pesquisa possuem dificuldades na avaliação do paciente pediátrico. Por meio das respostas, foram gerados conteúdos para a concepção de um vídeo educativo gratuito disponibilizado como produto educacional desta dissertação de Mestrado Profissional. A construção do vídeo educativo como produto educacional do Mestrado Ensino na Saúde de forma gratuita possui todos os requisitos necessários para a formação continuada ao profissional, qualificando a assistência em emergência, ajudando a dirimir as dificuldades destes profissionais na realização desta prática, oportunizando o acesso a um produto de fácil compreensão e que contribuirá para a melhoria da assistência prestada aos pequenos pacientes e suas famílias.