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Navegando RECURSOS EDUCACIONAIS por Assunto "[en] Health Education"
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Item Atenção Primária à Saúde: Contexto histórico no mundo(2018) Stein, Airton Tetelbom; Gonçalves, Marcelo Rodrigues; Paz, Adriana Aparecida; Miranda, Denise Macedo de; Junckes, Larissa Simão Beskow; Ramos, Luciane SilvaÁudio abordando o contexto da Atenção Primária a Saúde no mundo.Item Caso Família Lima(2019) Chueiri, Patricia Sampaio; Galhardi, Marina Papile; Veleda, Aline Alves; Sousa, Aline Iara de; Tubelo, Rodrigo AlvesMódulo que aborda a história fictícia da Família Lima e do personagem Luiz, filho de Dona Aparecida, que sofre com crises de epilepsia. Luiz foi até a USF Imigrantes para medir a pressão e acabou sendo atendido pela equipe de saúde da família que detectou sangue na boca, resultante do uso de medicamentos que controlam a epilepsia, mas causam o inchaço da gengiva.Item Processo de trabalho e apoiadores institucionais: Trabalho em equipe(2018) Souza, Aline Corrêa deÁudio que apresenta uma reunião fictícia de uma equipe de saúde e reforça a importância do trabalho em equipe na Atenção Primária, com planejamento e avaliação das ações desenvolvidas no cuidado à saúde da população.Item Qualificação do Cuidado Obstétrico(2024) Jochims, Bruna de Oliveira; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Silva, Helena Terezinha Hubert ; Trindade, Carolina Sturm ; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeDevido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS no 466/12 e 210/16 e na Carta Circular no 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado no 5.456.629.