Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde por Assunto "[en] Education, Primary and Secondary"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Percepção ambiental dos estudantes de Ensino Fundamental: abordagem sobre poluição atmosférica(2022) Chura, Yekelin Rosa Chambi; Rhoden, Cláudia Ramos; Amantéa, Sérgio LuisA poluição atmosférica pode estar relacionada diretamente com a atividade humana, envolvendo combustão veicular, industrialização, crescimento da população, entre outros. Assim essas atividades danificam o meio ambiente prejudicando paisagens naturais, vegetação, animais, solo, água, como também ocasionam graves problemas à saúde humana. Desse modo, o objetivo geral deste estudo é avaliar a percepção ambiental utilizando a abordagem sobre poluição atmosférica e os objetivos específicos incluem: 1) Identificar o perfil sócio-demográfico e a percepção ambiental sobre o tema poluição atmosférica; 2) Avaliar a possível correlação entre a percepção ambiental sobre o tema poluição atmosférica e a percepção dos problemas de saúde relacionados à poluição do ar. Utilizou-se uma metodologia de desenho transversal empregando técnicas quantitativas – descritiva. Assim foram aplicados como instrumento dois questionários online, adaptados para a plataforma Google Froms, que foram aplicados nos estudantes de 6o ao 9o ano de ensino fundamental de três distintas instituições adventistas privadas de Porto Alegre. Com uma amostra de 278 estudantes, os dados coletados foram analisados estatisticamente utilizando o software SPSS (Statistical Packege for the Social Sciences( versão 25, com um nível de significância de 95% (p<0,05). Os resultados sócio-demográficos foram: população com uma media de 12 anos de idade; estudantes matriculados no 6o e 7o ano de Ensino Fundamental com maior partipação (70,5%); gênero feminino como predominante (86,7%) e renda mensal média familiar de 2 a 3 salários mínimos (68,5%). Quanto a importancia atribuida a poluição do ar, os resultados mais relevantes foram: os estudantes percebem que as fontes de poluentes que geram maior risco para a saúde incluem o tabagismo dentro de casa (76,6%, p=0,000 teste de x 2 ) e fumaça dos automóveis\ônibus (77,7%, p=0,000 teste de x 2 ). Já os resultados sobre a relação dos problemas de saúde acarretados pela poluição do ar foram: a poluição do ar representa risco para a saúde (54,7%, p=0,002, teste de x 2 ). As variáveis não mostraram associação significativa na correlação entre a poluição do ar e a indução de asma (67,6%, p=0,453 teste de x 2 ); câncer em longo prazo (73,7%, p=0,578 teste de x 2 ); e problemas cardíacos (80,9%, p=0,718 teste de x 2 ). Como conclusão o resultado demostrou que os estudantes de 6o a 9o ano de Ensino Fundamental tem uma percepção ambiental adequada em relação a poluição atmosférica, mas que ainda tem que ser mais fundamentada em relação as condições de saúde relacionadas, sendo necessário aprofundar os conhecimentos sobre o tema.