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Navegando por Autor "Gutierrez, Lucila Ludmila Paula"

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    Acidente Vascular Cerebral: representação com uso de pintura corporal
    (Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
    Foto de pintura corporal representando o acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e isquêmico, com informações adaptadas do livro de Medicina Interna de Harrison (HARRISON, 2013).
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    Artérias e veias da face: representação com uso de pintura corporal
    (Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
    Foto de pintura corporal representando as artérias e veias faciais e cervicais. A) Artérias e veias da face. B) Artérias e veias do pescoço. Adaptado da prancha 31 “Veias Superficiais e Nervos Cutâneos do Pescoço” e a prancha Prancha 72 “Artérias das regiões Oral e Faríngea”, do Atlas de Anatomia Humana (NETTER, 2014).
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    Bingo do Sistema Endocrino
    (2024-02-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Guimaraes, Alexsandro
    O sistema endócrino é composto por glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que são secretadas nos líquidos corporais por uma célula ou por grupos de células e que exercem um efeito de controle fisiológico sobre outras células do organismo: alguns são hormônios locais (secretina, por exemplo) e outros gerais (hormônio do crescimento, por exemplo). Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo. Em nossa jornada de aprendizado ativo, buscamos constantemente formas dinâmicas de revisar e consolidar o conhecimento. Assim, desenvolvemos o Objeto de Aprendizagem Ativa "Bingo do Sistema Endócrino". Este bingo não é apenas uma atividade divertida, mas também uma oportunidade valiosa para revisar mais de 20 questões sobre as diversas estruturas hormonais do corpo humano. Cada número sorteado corresponde a uma questão específica, desde os hormônios produzidos pela hipófise até a ação de glândulas endócrinas especializadas. ​Essas e outras questões desafiarão os participantes a aplicar seu conhecimento. Esse jogo pode ser utilizado de forma individual ou colaborativa, em sala de aula virtual ou presencialmente (se for impresso), dependendo do objetivo da aula. Bons estudos!
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    Bingo do Sistema Endócrino
    (Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2022-05-26) Guimarães, Alexsandro Ferreira; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene
    Apresentação em Power Point contendo questões sobre o sistema endócrino em que cada participante deve reconhecer se possui as respostas de acordo com a cartela de palavras que recebe.
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    Coagulação Sanguínea #013
    (2023-06-26) Chagas, Victória; Berna, Eduardo; Correa, Juliano; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Berna, Eduardo Benfatto
    Neste Podcast, a estudante de Farmácia Victoria Chagas irá desvendar os segredos da coagulação sanguínea. Ela discute a importância desse processo para a manutenção da saúde e explora os diferentes estágios e componentes envolvidos na coagulação. Desde as plaquetas até os fatores de coagulação, Vic desvenda os mecanismos intricados que garantem a hemostasia adequada. Além disso, ela explora os distúrbios da coagulação e como essas condições podem afetar a saúde dos indivíduos. Prepare-se para uma jornada fascinante pelo mundo da coagulação sanguínea e seu impacto na saúde humana.
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    Cruzadinha do Sistema Renal
    (2021-04-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Guimaraes, Alexsandro
    Qual letra da "aldosterona" cruza com "Angiotensina" pra formar a palavra "rim" que vai originar na horizontal "maculadensa"? Esse e vários outro desafios fisiológicos na Cruzadinha do Sistema Renal. Na atividade acima, falamos sobre a importância do domínio dos conhecimentos sobre o sistema renal. Trazemos como alternativa ao quebra cabeça a cruzadinha, que com mais de 20 questões serias sobra a nefrofisiologia promete construir uma revisão ativa de forma divertida e lúdica.
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    Curso introdutório à perícia fisioterapêutica
    (2023-10-01) Dariz, William; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Costa, Márcia Rosa da; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Os processos de ensino-aprendizagem são amplamente discutidos pelas instituições de ensino visando a atualização constante de seus docentes e a aplicação e aprimoramento sobre a prática de metodologias ativas. A perícia fisioterapêutica é tema importante na formação de fisioterapeutas que atuam no ramo pericial prestando informações utilizadas aos operadores do direito. Seu ensino pode apresentar dificuldades aos professores e alunos envolvidos, uma vez que os conteúdos geralmente são extensos, de compreensão complexa, exigindo que o docente conheça distintas metodologias visando a redução da desmotivação dos estudantes. Sob essa perspectiva, cresce o uso de Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs) no ensino na saúde, utilizando-se a realidade virtual, ebooks, m-learning, lives, videoaulas, games, entre outros. Frente a essa demanda elaborou-se um curso extracurricular para graduandos de cursos de Fisioterapia em formato de ensino à distância. Neste curso o aluno o aluno irá aprender sobre como ler e interpretar laudos periciais, como avaliar pacientes periciados, como inspecionar ambientes de trabalho em geral, conhecer a legislação atual e entender a estruturação da Justiça Brasileira, dentro da ética profissional. O curso está dividido em 12 aulas contando com materiais digitais (ebooks, vídeos, imagens etc.) associados à recursos interativos aos participantes. O curso de introdução à perícia fisioterapêutica é um produto do mestrado intitulado “ENSINO NA SAÚDE: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO HÍBRIDO SOBRE PERÍCIA FISIOTERAPÊUTICA” proveniente de uma pesquisa de mestrado profissional na área do Ensino na Saúde (PPGENSAU – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde) da UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS. O curso desenvolvido foi considerado adequado como recurso de aprendizado por todos os alunos que o testaram, sendo considerado importante para auxiliá-los em seus aprendizados, conforme suas próprias percepções. É fundamental que o aprendizado na área da saúde vá além da memorização, incorporando trocas de experiências que considerem fatores comportamentais e culturais.
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    Diabetes #001
    (Guimarães, Alexsandro Ferreira, 2021) Dagnese, Cloé; Guimarães, Alexsandro Ferreira; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
    Episódio de podcast onde são apresentadas as principais diferenças entre diabetes do tipo I e II.
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    Doação de sangue e pessoa com deficiência.
    (2023-04) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Barschak, Alethea Gatho; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    A doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue realizada por pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.
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    Doação de sangue: Para aonde vai o sangue doado?
    (2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize Martins
    A doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda os tipos de hemocomponentes e em quais situações podem ser empregados.
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    Doação de sangue: pré-requisitos.
    (2023-07) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula ; Barschak, Alethea Gatho ; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    A doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue para um grupo de famílias de pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.
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    Doação de sangue: quem recebe?
    (2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Barschak, Alethea Gatho; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    A doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue para um grupo de famílias de pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.
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    Doação de sangue: quero doar sangue, e agora?
    (2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize Martins
    A doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda as etapas da doação de sangue e o que ocorre com o corpo após a doação.
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    Doação de sangue: você sabe o que é doação de sangue e quem pode doar?
    (2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize Martins
    A doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda o conceito de doação de sangue e os pré-requisitos para doar sangue.
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    EducaFisio: site do PID de Fisiologia da UFCSPA
    (2019-09-08) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Porawski, Marilene; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Berna, Eduardo
    O site "EducaFisio" oferece um acervo gratuito e diversificado de Objetos de Aprendizagem (OAs), como vídeos, jogos e podcasts, com foco no ensino interativo de Fisiologia Humana e trabalho de Educação em Saúde. Ele valoriza e implementa metodologias ativas, promovendo a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Essas metodologias incentivam a autonomia e o pensamento crítico dos alunos, facilitando o aprendizado de forma prática e colaborativa. A plataforma visa aprimorar a formação de futuros profissionais da saúde, utilizando práticas inovadoras e acessíveis.
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    Ensino na saúde: percepções sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em curso híbrido sobre perícia fisioterapêutica
    (2024-11-01) Dariz, William Felipe; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Costa, Márcia Rosa da; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
    Este é um estudo das percepções acerca do uso de metodologias ativas de ensinoaprendizagem em um curso híbrido sobre perícia fisioterapêutica. Os processos de ensinoaprendizagem são amplamente discutidos pelas instituições de ensino visando a atualização constante de seus docentes e a aplicação e aprimoramento sobre a prática de metodologias ativas. A perícia fisioterapêutica é tema importante na formação de fisioterapeutas que atuam no ramo pericial prestando informações utilizadas aos operadores do direito. Seu ensino pode apresentar dificuldades aos professores e alunos envolvidos, uma vez que os conteúdos geralmente são extensos, de compreensão complexa, exigindo que o docente conheça distintas metodologias visando a redução da desmotivação dos estudantes. Questões financeiras e organizacionais restringem a prática docente quanto o uso de métodos de avaliação e equipamentos disponíveis em consultório ou clínica. Sob essa perspectiva, cresce o uso de Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs) no ensino na saúde, utilizando-se a realidade virtual, ebooks, m-learning, lives, videoaulas, games, entre outros. Realizamos um estudo de caráter qualitativo a partir de uma pesquisa envolvendo a aplicação de um curso extracurricular para graduandos do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Os participantes foram doze alunos, cursando entre o segundo e o décimo semestre do curso, e os instrumentos utilizados foram dois questionários estruturados (pré e pós-intervenção), avaliação diagnóstica (pré e pós-intervenção), avaliação de aula e avaliação de competências. Os dados foram avaliados a partir da análise temática de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Para a realização da pesquisa foi elaborado um produto técnico primário, sendo um curso extracurricular, de caráter híbrido, e produtos secundários, como jogo de tabuleiro e jogo-sério, que tiveram o objetivo de proporcionar aos alunos o aprofundamento nos conhecimentos sobre o tema estudado, com a utilização de variadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A pesquisa contribuiu para que os discentes pudessem conhecer, refletir e ter a oportunidade de desenvolver competências na prática de perícia fisioterapêutica, visto as necessidades e dificuldades que rodeiam o ensino na saúde nesta área e as práticas profissionais. O curso foi avaliado positivamente pelos participantes, destacando-se pelas metodologias ativas utilizadas. Estes resultados reforçam a importância do docente inovar com metodologias que facilitem a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências essenciais. É fundamental que o aprendizado na área da saúde vá além da memorização, incorporando trocas de experiências que considerem fatores comportamentais e culturais. A pesquisa, embora limitada pelo período temporal, demonstrou 8 que a intervenção foi eficaz no processo de ensino-aprendizagem dos voluntários e que a adoção de diversas práticas pedagógicas contribuem para a qualificação do ensino. Todavia, novos estudos são necessários para ampliar a compreensão dos achados e a avaliação da aprendizagem sobre a temática representa uma oportunidade para futuras pesquisas.
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    Espirometria #003
    (Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Teixeira, Héllen; Guimarães, Alexsandro Ferreira; Porawski, Marilene; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
    Episódio de podcast onde a monitora Héllen Teixeira explica como funciona os processos de inspiração e expiração no sistema respiratório humano e esclarece qual a importância da espirometria na análise das capacidades pulmonares.
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    Glândulas Salivares: representação com uso de pintura corporal
    (Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
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    Glândulas Salivares: vídeo com uso de pintura corporal
    (Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde
    Vídeo “Maquiando as Glândulas Salivares”. A) Glândula submandibular; B) Glândula tubuloalveolar microscópica (aumentada propositalmente); C) Xerostomia. Adaptação da prancha 24 “Ramos do Nervo Facial e Glândula Parótida” do Atlas de Anatomia Humana (NETTER, 2014).
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    Jogo da Pressão Arterial
    (2024-01-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Alexsandro Guimaraes
    O controle da pressão arterial é crucial para a saúde cardiovascular, envolvendo complexos mecanismos de regulação. Compreender como esses processos ocorrem é fundamental para a prática clínica e o manejo adequado de condições como hipertensão e hipotensão arterial sistêmica. Pensando nisso, a equipe do PID de Fisiologia da UFCSPA desenvolveu um Quebra-Cabeça em forma de Fluxograma dos Mecanismos de Pressão Arterial. Nesse jogo, os alunos terão a tarefa de montar o fluxograma correto que represente os diferentes mecanismos envolvidos no aumento e na diminuição da pressão arterial, desde a regulação hormonal até os reflexos vasomotores, de acordo com casos clínicos diversos. Essa atividade é adaptável tanto para o ambiente digital quanto para o presencial, proporcionando uma abordagem dinâmica no ensino da fisiologia cardiovascular.
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