Navegando por Autor "Gutierrez, Lucila Ludmila Paula"
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Item Acidente Vascular Cerebral: representação com uso de pintura corporal(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeFoto de pintura corporal representando o acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico e isquêmico, com informações adaptadas do livro de Medicina Interna de Harrison (HARRISON, 2013).Item Artérias e veias da face: representação com uso de pintura corporal(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeFoto de pintura corporal representando as artérias e veias faciais e cervicais. A) Artérias e veias da face. B) Artérias e veias do pescoço. Adaptado da prancha 31 “Veias Superficiais e Nervos Cutâneos do Pescoço” e a prancha Prancha 72 “Artérias das regiões Oral e Faríngea”, do Atlas de Anatomia Humana (NETTER, 2014).Item Bingo do Sistema Endocrino(2024-02-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Guimaraes, AlexsandroO sistema endócrino é composto por glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que são secretadas nos líquidos corporais por uma célula ou por grupos de células e que exercem um efeito de controle fisiológico sobre outras células do organismo: alguns são hormônios locais (secretina, por exemplo) e outros gerais (hormônio do crescimento, por exemplo). Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo. Em nossa jornada de aprendizado ativo, buscamos constantemente formas dinâmicas de revisar e consolidar o conhecimento. Assim, desenvolvemos o Objeto de Aprendizagem Ativa "Bingo do Sistema Endócrino". Este bingo não é apenas uma atividade divertida, mas também uma oportunidade valiosa para revisar mais de 20 questões sobre as diversas estruturas hormonais do corpo humano. Cada número sorteado corresponde a uma questão específica, desde os hormônios produzidos pela hipófise até a ação de glândulas endócrinas especializadas. Essas e outras questões desafiarão os participantes a aplicar seu conhecimento. Esse jogo pode ser utilizado de forma individual ou colaborativa, em sala de aula virtual ou presencialmente (se for impresso), dependendo do objetivo da aula. Bons estudos!Item Bingo do Sistema Endócrino(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2022-05-26) Guimarães, Alexsandro Ferreira; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, MarileneApresentação em Power Point contendo questões sobre o sistema endócrino em que cada participante deve reconhecer se possui as respostas de acordo com a cartela de palavras que recebe.Item Coagulação Sanguínea #013(2023-06-26) Chagas, Victória; Berna, Eduardo; Correa, Juliano; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Berna, Eduardo BenfattoNeste Podcast, a estudante de Farmácia Victoria Chagas irá desvendar os segredos da coagulação sanguínea. Ela discute a importância desse processo para a manutenção da saúde e explora os diferentes estágios e componentes envolvidos na coagulação. Desde as plaquetas até os fatores de coagulação, Vic desvenda os mecanismos intricados que garantem a hemostasia adequada. Além disso, ela explora os distúrbios da coagulação e como essas condições podem afetar a saúde dos indivíduos. Prepare-se para uma jornada fascinante pelo mundo da coagulação sanguínea e seu impacto na saúde humana.Item Cruzadinha do Sistema Renal(2021-04-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Guimaraes, AlexsandroQual letra da "aldosterona" cruza com "Angiotensina" pra formar a palavra "rim" que vai originar na horizontal "maculadensa"? Esse e vários outro desafios fisiológicos na Cruzadinha do Sistema Renal. Na atividade acima, falamos sobre a importância do domínio dos conhecimentos sobre o sistema renal. Trazemos como alternativa ao quebra cabeça a cruzadinha, que com mais de 20 questões serias sobra a nefrofisiologia promete construir uma revisão ativa de forma divertida e lúdica.Item Curso introdutório à perícia fisioterapêutica(2023-10-01) Dariz, William; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Costa, Márcia Rosa da; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeOs processos de ensino-aprendizagem são amplamente discutidos pelas instituições de ensino visando a atualização constante de seus docentes e a aplicação e aprimoramento sobre a prática de metodologias ativas. A perícia fisioterapêutica é tema importante na formação de fisioterapeutas que atuam no ramo pericial prestando informações utilizadas aos operadores do direito. Seu ensino pode apresentar dificuldades aos professores e alunos envolvidos, uma vez que os conteúdos geralmente são extensos, de compreensão complexa, exigindo que o docente conheça distintas metodologias visando a redução da desmotivação dos estudantes. Sob essa perspectiva, cresce o uso de Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs) no ensino na saúde, utilizando-se a realidade virtual, ebooks, m-learning, lives, videoaulas, games, entre outros. Frente a essa demanda elaborou-se um curso extracurricular para graduandos de cursos de Fisioterapia em formato de ensino à distância. Neste curso o aluno o aluno irá aprender sobre como ler e interpretar laudos periciais, como avaliar pacientes periciados, como inspecionar ambientes de trabalho em geral, conhecer a legislação atual e entender a estruturação da Justiça Brasileira, dentro da ética profissional. O curso está dividido em 12 aulas contando com materiais digitais (ebooks, vídeos, imagens etc.) associados à recursos interativos aos participantes. O curso de introdução à perícia fisioterapêutica é um produto do mestrado intitulado “ENSINO NA SAÚDE: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSO HÍBRIDO SOBRE PERÍCIA FISIOTERAPÊUTICA” proveniente de uma pesquisa de mestrado profissional na área do Ensino na Saúde (PPGENSAU – Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde) da UFCSPA – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/RS. O curso desenvolvido foi considerado adequado como recurso de aprendizado por todos os alunos que o testaram, sendo considerado importante para auxiliá-los em seus aprendizados, conforme suas próprias percepções. É fundamental que o aprendizado na área da saúde vá além da memorização, incorporando trocas de experiências que considerem fatores comportamentais e culturais.Item Diabetes #001(Guimarães, Alexsandro Ferreira, 2021) Dagnese, Cloé; Guimarães, Alexsandro Ferreira; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeEpisódio de podcast onde são apresentadas as principais diferenças entre diabetes do tipo I e II.Item Doação de sangue e pessoa com deficiência.(2023-04) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Barschak, Alethea Gatho; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue realizada por pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.Item Doação de sangue: Para aonde vai o sangue doado?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize MartinsA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda os tipos de hemocomponentes e em quais situações podem ser empregados.Item Doação de sangue: pré-requisitos.(2023-07) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula ; Barschak, Alethea Gatho ; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue para um grupo de famílias de pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.Item Doação de sangue: quem recebe?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Barschak, Alethea Gatho; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. O vídeo tem por objetivo trazer informações sobre a doação de sangue para um grupo de famílias de pessoas com deficiência. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo foi desenvolvido por uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA e o Projeto de Extensão Universitária da UFCSPA Apoiando e Educando Famílias de Pessoas com Deficiência.Item Doação de sangue: quero doar sangue, e agora?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize MartinsA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda as etapas da doação de sangue e o que ocorre com o corpo após a doação.Item Doação de sangue: você sabe o que é doação de sangue e quem pode doar?(2023-08) Colombo, Gabriela; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flores, Vanize MartinsA doação de sangue é direito de todos e a captação de novos doadores se faz necessária para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue. A produção de um vídeo em Libras sobre o assunto objetiva tanto que pessoas surdas sejam atingidas pela campanha de doação de sangue quanto que o direito dessas pessoas de se tornarem doadoras de sangue seja divulgado. Com conteúdo educativo e informativo e linguagem simples, o vídeo aborda o conceito de doação de sangue e os pré-requisitos para doar sangue.Item EducaFisio: site do PID de Fisiologia da UFCSPA(2019-09-08) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Porawski, Marilene; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Berna, EduardoO site "EducaFisio" oferece um acervo gratuito e diversificado de Objetos de Aprendizagem (OAs), como vídeos, jogos e podcasts, com foco no ensino interativo de Fisiologia Humana e trabalho de Educação em Saúde. Ele valoriza e implementa metodologias ativas, promovendo a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Essas metodologias incentivam a autonomia e o pensamento crítico dos alunos, facilitando o aprendizado de forma prática e colaborativa. A plataforma visa aprimorar a formação de futuros profissionais da saúde, utilizando práticas inovadoras e acessíveis.Item Ensino na saúde: percepções sobre o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em curso híbrido sobre perícia fisioterapêutica(2024-11-01) Dariz, William Felipe; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Costa, Márcia Rosa da; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste é um estudo das percepções acerca do uso de metodologias ativas de ensinoaprendizagem em um curso híbrido sobre perícia fisioterapêutica. Os processos de ensinoaprendizagem são amplamente discutidos pelas instituições de ensino visando a atualização constante de seus docentes e a aplicação e aprimoramento sobre a prática de metodologias ativas. A perícia fisioterapêutica é tema importante na formação de fisioterapeutas que atuam no ramo pericial prestando informações utilizadas aos operadores do direito. Seu ensino pode apresentar dificuldades aos professores e alunos envolvidos, uma vez que os conteúdos geralmente são extensos, de compreensão complexa, exigindo que o docente conheça distintas metodologias visando a redução da desmotivação dos estudantes. Questões financeiras e organizacionais restringem a prática docente quanto o uso de métodos de avaliação e equipamentos disponíveis em consultório ou clínica. Sob essa perspectiva, cresce o uso de Tecnologias de Informação e Comunicações (TICs) no ensino na saúde, utilizando-se a realidade virtual, ebooks, m-learning, lives, videoaulas, games, entre outros. Realizamos um estudo de caráter qualitativo a partir de uma pesquisa envolvendo a aplicação de um curso extracurricular para graduandos do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Os participantes foram doze alunos, cursando entre o segundo e o décimo semestre do curso, e os instrumentos utilizados foram dois questionários estruturados (pré e pós-intervenção), avaliação diagnóstica (pré e pós-intervenção), avaliação de aula e avaliação de competências. Os dados foram avaliados a partir da análise temática de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Para a realização da pesquisa foi elaborado um produto técnico primário, sendo um curso extracurricular, de caráter híbrido, e produtos secundários, como jogo de tabuleiro e jogo-sério, que tiveram o objetivo de proporcionar aos alunos o aprofundamento nos conhecimentos sobre o tema estudado, com a utilização de variadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. A pesquisa contribuiu para que os discentes pudessem conhecer, refletir e ter a oportunidade de desenvolver competências na prática de perícia fisioterapêutica, visto as necessidades e dificuldades que rodeiam o ensino na saúde nesta área e as práticas profissionais. O curso foi avaliado positivamente pelos participantes, destacando-se pelas metodologias ativas utilizadas. Estes resultados reforçam a importância do docente inovar com metodologias que facilitem a construção de conhecimento e desenvolvimento de competências essenciais. É fundamental que o aprendizado na área da saúde vá além da memorização, incorporando trocas de experiências que considerem fatores comportamentais e culturais. A pesquisa, embora limitada pelo período temporal, demonstrou 8 que a intervenção foi eficaz no processo de ensino-aprendizagem dos voluntários e que a adoção de diversas práticas pedagógicas contribuem para a qualificação do ensino. Todavia, novos estudos são necessários para ampliar a compreensão dos achados e a avaliação da aprendizagem sobre a temática representa uma oportunidade para futuras pesquisas.Item Espirometria #003(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Teixeira, Héllen; Guimarães, Alexsandro Ferreira; Porawski, Marilene; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeEpisódio de podcast onde a monitora Héllen Teixeira explica como funciona os processos de inspiração e expiração no sistema respiratório humano e esclarece qual a importância da espirometria na análise das capacidades pulmonares.Item Glândulas Salivares: representação com uso de pintura corporal(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeItem Glândulas Salivares: vídeo com uso de pintura corporal(Guimarães, Alexsandro Ferreira , 2021) Langa, Guilherme; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de SaúdeVídeo “Maquiando as Glândulas Salivares”. A) Glândula submandibular; B) Glândula tubuloalveolar microscópica (aumentada propositalmente); C) Xerostomia. Adaptação da prancha 24 “Ramos do Nervo Facial e Glândula Parótida” do Atlas de Anatomia Humana (NETTER, 2014).Item Jogo da Pressão Arterial(2024-01-05) Guimaraes, Alexsandro; Berna, Eduardo; Gutierrez, Lucila Ludmila Paula; Porawski, Marilene; Departamento de Ciências Básicas de Saúde; Alexsandro GuimaraesO controle da pressão arterial é crucial para a saúde cardiovascular, envolvendo complexos mecanismos de regulação. Compreender como esses processos ocorrem é fundamental para a prática clínica e o manejo adequado de condições como hipertensão e hipotensão arterial sistêmica. Pensando nisso, a equipe do PID de Fisiologia da UFCSPA desenvolveu um Quebra-Cabeça em forma de Fluxograma dos Mecanismos de Pressão Arterial. Nesse jogo, os alunos terão a tarefa de montar o fluxograma correto que represente os diferentes mecanismos envolvidos no aumento e na diminuição da pressão arterial, desde a regulação hormonal até os reflexos vasomotores, de acordo com casos clínicos diversos. Essa atividade é adaptável tanto para o ambiente digital quanto para o presencial, proporcionando uma abordagem dinâmica no ensino da fisiologia cardiovascular.
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