Navegando por Autor "Martins, Francyne Lopes"
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Item Cenário centro cirúrgico: habilidade das lideranças sobre percepção de segurança(2024) Martins, Francyne Lopes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO material "Cenário Centro Cirúrgico: Habilidade das Lideranças sobre Percepção de Segurança" foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFCSPA. Seu objetivo é fortalecer as habilidades das lideranças em contextos hospitalares críticos, como o centro cirúrgico e a terapia intensiva, promovendo uma cultura de segurança, comunicação eficaz, empatia e aprendizado contínuo. A abordagem utiliza um cenário fictício, mas realista, detalhado na Figura 1, que descreve a alta de um paciente idoso da terapia intensiva para a unidade de internação. A narrativa estimula os participantes a analisar múltiplas perspectivas e desafios no gerenciamento de conflitos e processos institucionais. O conteúdo inclui um roteiro em duas partes (Figuras 2 e 3) com 10 passos corretos para situações semelhantes, servindo como guia prático para aplicar os princípios discutidos. Este material sintetiza os principais conteúdos instrucionais para avaliação e futura publicação, mantendo sua exclusividade e originalidade.Item Cenário centro cirúrgico: habilidades das lideranças para respostas não punitivas aos erros - versão condensada(2024) Martins, Francyne Lopes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeO material "Cenário Centro Cirúrgico: Habilidades das Lideranças para Respostas Não Punitivas aos Erros" foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde da UFCSPA, com o objetivo de aprimorar a capacidade das lideranças em lidar com erros de forma construtiva. Por meio de um cenário fictício, porém representativo, descrito na Figura 1, o conteúdo aborda um erro grave ocorrido em um centro cirúrgico, permitindo que os participantes analisem múltiplas perspectivas e compreendam os desafios na gestão de respostas não punitivas. A proposta estimula a reflexão sobre a importância de processos organizados, comunicação eficaz e empatia, promovendo uma cultura de segurança e aprendizado contínuo. O material inclui um roteiro detalhado (Figuras 2 e 3) com 10 passos corretos para o gerenciamento de situações semelhantes, oferecendo uma abordagem prática e acessível ao público-alvo, preservando a exclusividade necessária para avaliação e publicação.Item Cultura de segurança: cenários de simulação realística para aprendizagem experiencial com lideranças(2023-01-31) Martins, Francyne Lopes; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeIntrodução: A educação baseada em simulação (EBS) tem sido uma estratégia altamente difundida para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, permitindo o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes em ambiente controlado. A aprendizagem e uma cultura de segurança saudável se reforçam mutuamente. Objetivo: Promover aprendizagem experiencial com lideranças sobre cultura de segurança por meio do desenvolvimento de cenários para simulação realística. Método: Estudo metodológico desenvolvido em três etapas. Inicialmente realizou-se estudo documental retrospectivo em base secundária de dados através do questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) preenchido em 2020 por 175 profissionais de um hospital geral privado de Porto Alegre/RS. A seguir aplicou-se um plano educacional para o fortalecimento da cultura de segurança, com um grupo de sete lideranças desse hospital. Por último, desenvolveu-se o produto educacional: dois cenários de simulação através do método NLN Jeffries Simulation Theory sendo esses validados por um grupo de seis juízes especialistas, através do índice de validade de conteúdo (IVC). Os cenários foram aplicados através de simulação com seis lideranças e mensurada a satisfação e autoconfiança na aprendizagem por meio da escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Resultados: Análise do questionário HSOPSC identificou duas dimensões fragilizadas: “respostas não punitivas aos erros” e “percepção de segurança”. Na aplicação do plano educacional, foram envolvidas as lideranças participantes da pesquisa e elaborou-se planos de ação com metas para aumentar a visibilidade das ações corretivas nos eventos adversos, conscientizar sobre a importância de notificar incidentes e sensibilizar as lideranças para abordagens abertas sobre erros. Após, desenvolveram-se dois cenários de simulação realística avaliados por especialistas que obtiveram uma pontuação de 100% de conformidade. A aplicação na prática dos cenários em simulações com as lideranças identificou conhecimento acerca da cultura de segurança e outras habilidades em torno do tema. A satisfação com a aprendizagem e autoconfiança obtiveram escores de satisfação 100% e autoconfiança 96,1%. Conclusão: Desenvolveu-se como produto desta pesquisa materiais didáticos, constituídos por dois cenários de simulação realística sobre cultura de segurança, que aplicados na prática mostraram-se efetivo, promovendo satisfação e motivando a aprendizagem estabelecendo autoconfiança.