Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família por Autor "Daudt, Carmen Vera Giacobbo"
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Item Conhecimento dos médicos de família e comunidade quanto ao rastreamento oportuno e manejo inicial da doença cardiovascular e renal crônica(2021-08-12) Bertuol, Marialine; Souza, Aline Corrêa de; Daudt, Carmen Vera Giacobbo; Programa de Pós-Graduação em Saúde da FamíliaA doença cardiovascular é a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, cujos fatores de risco também podem levar à doença renal crônica. Tais condições são passíveis de prevenção primária e secundária na Atenção Primária em Saúde, por meio de exames laboratoriais simples e uso de estimativas amplamente divulgadas, como as Calculadoras de Escore de Risco Global de Framingham e de Taxa de Filtração Glomerular. Este estudo objetivou verificar o conhecimento dos médicos de um serviço de APS em relação ao rastreamento oportuno e ao manejo inicial destas condições, em conformidade com as recomendações atualizadas do Ministério da Saúde e das Sociedades Brasileiras de Cardiologia e de Nefrologia. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, do tipo levantamento (de corte transversal), realizado por meio de coleta de dados primários, com aplicação de um questionário estruturado e dividido em duas partes. A primeira parte consistiu na identificação dos participantes e a segunda parte consistiu em 18 questões de múltipla escolha, com uma resposta correta. Observou-se uma deficiência no conhecimento dos médicos do serviço estudado nos aspectos abordados, principalmente em relação a nova categorização em baixo, intermediário, alto e muito alto risco cardiovascular. Considerando os resultados, acredita-se que a educação em serviço componha a alternativa para atualizar os profissionais e qualificar a assistência. Para tanto, foi proposta uma oficina aos profissionais do serviço, assim como a devolução do instrumento de coleta com as respostas comentadasItem Segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde no município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul(2021-11-25) Sandoval, Laura Guimarães; Blatt, Carine Raquel; Daudt, Carmen Vera GiacobboIntrodução: Apesar da segurança do paciente ser uma temática relativamente recente na Atenção Primária a Saúde (APS) os atendimentos realizados nesse nível de atenção crescem e aumentam em complexidade e quantidade de pacientes, tornando o número de eventos adversos frequentes. Erros de medicação, de diagnóstico e de comunicação são os eventos adversos mais frequentes neste nível de atenção. Serviços que apresentam uma cultura de segurança do paciente, na qual os profissionais da área da saúde compartilham valores, atitudes e comportamentos que afetam seu potencial de apresentar erros e gerar danos, tendem a prestar um cuidado mais seguro e efetivo aos seus pacientes. Objetivos: Realizar um diagnóstico da cultura de segurança do paciente na APS e propor uma formação para profissionais de saúde sobre a temática. Desenvolvimento: O estudo foi dividido em duas etapas. A primeira foi um estudo transversal e descritivo a partir da aplicação de um questionário com o objetivo de avaliar a cultura de segurança do paciente nos profissionais da APS do município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Nesta etapa participaram 71 profissionais (48,96% dos profissionais considerados elegíveis). O resultado médio das questões positivas foram: trabalho em equipe (83,6%), segurança do paciente e qualidade (73,0%), seguimento da assistência do paciente (68,3%), aprendizagem organizacional (68,2%), comunicação aberta (63,5%), percepção geral da segurança do paciente e qualidade (57,1%), troca de informações com outros serviços (56,4%), comunicação sobre o erro (55,0%), processo de trabalho e padronização (45,8%), treinamento da equipe de saúde (34,0%), apoio dos gestores na segurança do paciente (24,5%) e pressão no trabalho e ritmo (17,0%). A segunda etapa consistiu na elaboração de uma metodologia de oficina para profissionais de saúde sobre segurança do paciente na APS, a partir da realização de um Plano de Apoio Pedagógico e da elaboração e organização de materiais complementares. Implicações Praticas: A avaliação geral da cultura de segurança do paciente no município apresentou um resultado positivo, ou seja, os profissionais percebem uma cultura favorável a um cuidado seguro dos pacientes. A dimensão “treinamento em equipe” se destacou como um ponto forte na pesquisa. Alguns pontos foram identificados como fracos, sendo essa identificação o primeiro passo para o aprimoramento da segurança do paciente na APS local. Produto: Como produto final deste trabalho foram elaborados um artigo sobre a cultura de segurança do paciente na APS do município de Passo Fundo e uma proposta de oficina sobre segurança do paciente na APS, a qual poderá ser reproduzida no município em questão e em diferentes municípios, com o intuito de propagar o fortalecimento da segurança do paciente a nível de Atenção Primária à Saúde no País.Item A situação da integração ensino-serviço nas unidades de saúde da família do município de Ijuí(2019) Mallmann, Júlia Nunes; Daudt, Carmen Vera Giacobbo; Gomes, Marta QuintanilhaA integração ensino-serviço é entendida como um trabalho coletivo, pactuado e integrado dos estudantes e professores com os trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo os seus gestores. Para ser efetiva, faz-se necessário transformar os processos formativos, pedagógicos e as práticas de saúde, articulando o sistema de saúde com as instituições formadoras. Esta pesquisa buscou descrever como ocorre a integração ensino-serviço nas Unidades de Saúde da Família do município de Ijuí, conhecer o perfil dos diferentes sujeitos envolvidos nesse processo e analisar a relação entre o perfil e a integração encontrada. Pesquisa observacional, quantitativa e transversal, com aplicação de instrumento elaborado e aplicado a 171 pessoas (discentes, docentes, profissionais da saúde, gestores e coordenadores de curso). Foi possível observar que discutir casos entre discentes e profissionais da saúde teve associação com melhores escores de integração ensino- serviço. Houve também associação positiva com melhores escores a maior idade dos discentes, os cursos de enfermagem e nutrição da instituição investigada e uma boa estrutura física das unidades de saúde. Não foram observados indicadores associados ao escore na categoria docentes. Foi evidente também a quase totalidade dos investigados serem de sexo feminino, a alta motivação para o trabalho relatada pelos profissionais de saúde e a existência de mudanças curriculares voltadas ao SUS e à Atenção Primária à Saúde nos cinco cursos investigados.