Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde por Autor "Alves, Lisiani Moraes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Ação educativa em uma equipe de saúde para o enfrentamento de situações de violência doméstica por queimadura de cabeça e pescoço(2022-12-07) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina SturmIntrodução: A violência doméstica é um problema de saúde pública que requer organização dos serviços de saúde e de atenção multidisciplinar, assim como a queimadura, que exige atendimento de uma equipe especializada. É crescente o número de atendimentos a pacientes acometidos por queimaduras de cabeça e pescoço na área da Fonoaudiologia e por disso, essa área pode ser uma aliada das pessoas que sofrem violência doméstica. A assistência domiciliar faz com que problemas sejam visualizados e identificados e por isso, é relevante formar e articular a equipe de saúde que presta assistência na modalidade de saúde da atenção domiciliar no que tange ao tema de violência doméstica e situações de queimaduras de cabeça e pescoço. Objetivo: Planejar e desenvolver uma ação educativa (um curso de formação, com duração de dez horas) para o enfrentamento de situações de violência doméstica e queimaduras de cabeça e pescoço, direcionada a uma equipe multidisciplinar de saúde de uma empresa privada que presta serviços de saúde na assistência domiciliar. Metodologia: Pesquisa ação, de cunho exploratório com abordagem mista, norteada pelos preceitos do Arco de Charles Maguerez e já empregada por diferentes autores (PRADO et al., 2012; VILLARDI; CYRINO; BERBEL, 2015; FRANÇA; MELO; MONTEIRO; GUILHEM, 2016, FERREIRA, 2019). Participaram da pesquisa 23 profissionais entre equipe de saúde multidisciplinar, que atuam na assistência domiciliar e participaram de um curso de formação sobre a temática deste estudo e 14 profissionais da área da saúde, que avaliaram as estratégias produzidas para este estudo. A análise interpretativa dos dados foi realizada por meio da proposta de interpretação qualitativa, baseada no estudo de Bardin (2011) e a análise estatística dos dados quantitativos deu-se por meio do método de adequação de conteúdo. Resultados: Ao final do curso, os profissionais que participaram, o avaliaram como satisfatório, sinalizando a importância de tornar o processo educativo e de aprendizado como centro do seu processo de trabalho; além disso, sentiram-se melhor preparados para o enfrentamento da violência doméstica. Os resultados demonstraram que a educação permanente e continuada em saúde é uma excelente estratégia no processo ensino-aprendizagem para uma equipe de saúde multidisciplinar e transformadora no processo de trabalho dos serviços de saúde domiciliar, promovendo impacto e efetividade satisfatórios para uma empresa. Considerações finais: Foi proporcionado o aprimoramento na prática do serviço de saúde na temática do enfrentamento à violência no ciclo da vida e uma contribuição para o desenvolvimento de análise crítica e reflexiva da equipe de saúde multidisciplinar que atua na assistência domiciliar, bem como auxiliar e apoiar o processo de formação e educação dos profissionais sobre esse tema, contribuir com a problematização do serviço de saúde social e estimular mudanças no cotidiano do aprender e do ensinar nos serviços de saúde em comunidade. Produtos: Elaboração de um curso para formação de uma equipe de saúde multidisciplinar, um guia de orientação à equipe de saúde e um artigo sobre a dissertação.