Recursos Educacionais PPGENSAU
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Navegando Recursos Educacionais PPGENSAU por Autor "Silva, Helena Terezinha Hubert"
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Item Curso de enfrentamento à violência doméstica por situações de queimadura de cabeça e pescoço(2022-12-07) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeEste e-book aborda o desenvolvimento de um curso de formação voltado para uma equipe de saúde multidisciplinar de uma empresa privada de assistência domiciliar. O curso foca no enfrentamento de situações de violência doméstica e queimaduras de cabeça e pescoço. O objetivo é promover o processo de ensino-aprendizagem, preparando a equipe para orientar pacientes que enfrentam essas questões, além de capacitar os profissionais a intervir efetivamente na realidade em que estão inseridos.Item Fluxograma para encaminhamento dos casos de violência doméstica(2021-10) Silveira, Natália Osório; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andrea Wander; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Não se aplicaA violência doméstica/intrafamiliar, em suas mais diversas formas, tem se tornado um problema de saúde pública e uma rede de serviços de saúde e assistência psicossocial organizada para receber as demandas é de suma importância para o seu adequado enfrentamento. Foram elaborados nove fluxogramas de encaminhamento de atendimento das vítimas de violência doméstica/intrafamiliar de um município no interior do Rio Grande do Sul divididos em: 1) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO - UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA 2) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO – ATENÇÃO SECUNDÁRIA 3) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO – HOSPITAL 4) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA 5) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – ATENÇÃO SECUNDÁRIA 6) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – HOSPITAL 7) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA – UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA 8) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA – ATENÇÃO SECUNDÁRIA 9) FLUXOGRAMA DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA – HOSPITALItem Guia de orientação para o enfrentamento da violência doméstica em situações de queimadura de cabeça e pescoço para equipe de saúde da assistência domiciliar(2021-05-14) Alves, Lisiani Moraes; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Flôor, Samanta; Kawarlevski, Tiele dos SantosA violência doméstica pode envolver agressões com queimaduras de cabeça e pescoço, trazendo prejuízos à saúde como feridas e cicatrizes de pele, traumas psicológicos, lesões nos músculos que envolvem a fala e a fonoarticulação, comprometendo a deglutição e a mímica facial, além de consequências morais e sociais. Esses aspectos dificultam as experiências vividas no ciclo de vida de uma vítima. O serviço de assistência domiciliar é uma modalidade de assistência em saúde no domicílio e visa às ações e aos serviços de saúde de prevenção, tratamento e reabilitação, que são desenvolvidos na casa do paciente. Essa modalidade de assistência à saúde abre as portas das famílias para que a violência doméstica, que é um problema de saúde pública, seja visualizada e identificada pelos profissionais que atuam nessa área. Neste guia, você encontrará informações sobre a relação dos seguintes temas: Violência Doméstica, Fonoaudiologia, Assistência Domiciliar e Queimadura de Cabeça e Pescoço; além disso, encontrará informações sobre como identificar sinais de queimadura de cabeça e pescoço em situações que envolvem a violência doméstica, formas de abordagem, formas de acolhimento e amparo às vítimas e locais que possam auxiliar e orientar as vítimas pela busca de proteção.Item Manual de rede de enfrentamento a violência doméstica\intrafamiliar(2021-10-18) Silveira, Natália Osório; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andrea Wander; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA elaboração e entrega de material educativo (manual) para divulgação do processo de encaminhamento do atendimento das vítimas de violência doméstica/intrafamiliar de um município no interior do Rio Grande do Sul possibilitou um melhor acolhimento dos casos e pesquisa rápida quanto à forma de encaminhamento dos casos de violência doméstica/intrafamiliar que aportem aos serviços de Unidade de Atenção Básica, Atenção Secundária e Hospital.Item Modelos de instrumentos de avaliação para ações educativas(2023-07-12) Silveira, Joseane Stahl; Silva, Helena Terezinha Hubert; Bonamigo, Andrea Wander; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeA Educação Permanente em Saúde é a política de formação e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, baseada na aprendizagem significativa, a partir dos problemas enfrentados no trabalho. No entanto, a educação permanente apresenta dificuldades em seu processo, tal como a ausência de avaliação quanto às mudanças nas práticas em serviço. Neste ebook estão os passos para o desenvolvimento de um instrumento de avaliação para as ações de educação permanente em saúde, a partir da perspectiva da equipe de enfermagem, a fim de contribuir na melhoria dos processos de trabalho na assistência. A avaliação das ações educativas é uma importante ferramenta de gestão para a instituição e, a partir da realização desta pesquisa e do desenvolvimento do produto técnico, espera-se contribuir na melhoria das ações educativas do hospital, para sua efetiva contribuição nos processos de trabalho da assistência.Item Qualificação do Cuidado Obstétrico(2024) Jochims, Bruna de Oliveira; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Silva, Helena Terezinha Hubert ; Trindade, Carolina Sturm ; Programa de Pós-Graduação em Ensino na SaúdeDevido ao crescente avanço do movimento pela humanização do nascimento, vem se fortalecendo o protagonismo da mulher, o cuidado interdisciplinar e integral e a prática baseada em evidências. Essa mudança no formato da assistência obstétrica elucida a importância da aquisição de competências técnicas e relacionais, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada às gestantes durante o trabalho de parto. A educação permanente em saúde (EPS) é uma excelente ferramenta para suprir a necessidade de qualificação profissional, pois entende que o conteúdo a ser estudado deve ser gerado a partir de necessidades de conhecimento emergidas em situações vivenciadas pelos próprios trabalhadores. Nesse cenário, a educação a distância (EaD) vem para potencializar a EPS, pois o meio digital proporciona alternativas para o desenvolvimento de competências, proporcionando o aperfeiçoamento ao longo da trajetória profissional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem acerca da assistência ao trabalho de parto através de um curso na modalidade a distância. Metodologia: Estudo de método misto, de caráter exploratório, de natureza aplicada, realizado no Centro Obstétrico (CO) de um hospital de referência no RS. A população foi composta por dois grupos: o público-alvo do curso, composto pela equipe de enfermagem do referido CO, e o Comitê de Especialistas, responsáveis por validar o conteúdo do curso proposto. Para concepção do curso foi utilizado o design instrucional Modelo ADDIE (analysis; design; development; implementation; evaluation). Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário prévio ao curso e a Matriz SWOT, para identificar o conhecimento dos participantes e alinhar o conteúdo do curso. A validação do conteúdo do curso se deu através do Instrumento de Validação de Conteúdos Educacionais em Saúde (IVCES), realizado pelo Comitê de Especialistas antes do curso ser disponibilizado para o público-alvo. Ao realizar o curso foi aplicado um questionário pré e pós teste, e um questionário de avaliação do curso. Este estudo atendeu aos preceitos éticos contidos nas Resoluções do CNS no 466/12 e 210/16 e na Carta Circular no 01/21 – CONEP/SECNS/MS. Este estudo foi inserido na plataforma Brasil e aprovado sob o parecer consubstanciado no 5.456.629.