PPGPED - Teses
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Navegando PPGPED - Teses por Autor "Amantea, Sérgio"
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Item Fatores de risco associados ao atraso de desenvolvimento infantil: uma revisão sistemática e metanálise(2023-11-16) Coelho, Renato Santos; Amantea, Sérgio; Sukiennik, Ricardo; Programa de Pós-Graduação em Pediatria: Atenção à Saúde da Criança e ao AdolescenteIntrodução: O atraso do desenvolvimento infantil é uma condição clínica que afeta uma em cada seis crianças e está associado na intrínseca relação de fatores de risco, tanto ambientais quanto biológicos, onde a prematuridade é o principal fator gerador do atraso. De todos os prematuros, 74% são prematuros tardios e de todos os nascimentos 30% são quase termo. Material e métodos: Esta é uma revisão sistemática seguida de metanálise, que teve como questão de pesquisa os fatores de risco para o atraso do desenvolvimento, sendo o desfecho atraso do desenvolvimento infantil, em estudos observacionais de coorte. Resultados: A buscas nas bases de dados resultou em 1880 artigos, ficando no final 79 artigos elegíveis para avaliação de qualidade e viés e 11 artigos utilizados para a metanálise. A partir desta metanálise resulta que nascer prematuro aumenta 1,7 vezes a chance de ter um atraso do desenvolvimento. Conclusão: Como a maioria dos prematuros estão na categoria tardios e quase termo, onde o nascimento planejado é uma das causas, medidas se fazem necessárias para modificar este fator de risco.Item Níveis de estresse e funcionalidade em uma amostra de pacientes do transtorno do espectro autista(2023-10-23) Campelo, Gabriela da Cruz; Amantea, Sérgio; Halpern, Ricardo; Programa de Pós-Graduação em Pediatria: Atenção à Saúde da Criança e ao AdolescenteTranstorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que acomete a interação e a comunicação social, caracterizado por comportamentos, interesses ou atividades restritas e repetitivas. A sintomatologia pode variar de paciente para paciente, e de acordo com a faixa etária, comunicação e habilidades cognitivas. Padrões repetitivos e estereotipados de comportamento podem incluir resistência a mudanças, insistência em algumas rotinas e grande apego a objetos. Mudanças repentinas e fora dos padrões esperados pela criança podem gerar um nível de estresse elevado, interferindo ainda mais nas suas funcionalidades Um estudo de 2020 mostrou que os níveis de cortisol foram positivamente relacionados com a presença de comportamentos estereotipados e repetitivosem crianças com autismo Recentemente, a determinação dos níveis de cortisol capilar tem sido reconhecida como um bom biomarcador quantitativo, capaz de se elevar no estresse crônico. Estudos têm demonstrado que a determinação desta substância no tecido capilar pode representar a síntese e a secreção de cortisol a longo prazo, com a vantagem de se constituir num método pouco invasivo de avaliação