Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação por Autor "Barbosa, Lisiane de Rosa"
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Item Características acústicas da deglutição infantil: auscultação cervical(2016) Dhein, Cecília Cristine Pohren; Cardoso, Maria Cristina de Almeida Freitas; Barbosa, Lisiane de RosaINTRODUÇÃO: A deglutição é uma das primeiras funções encontradas em fetos saudáveis, apresenta um processo de maturação que ocorre simultaneamente ao processo de desenvolvimento da criança, exigindo coordenação entre as funções de respiração, sucção e deglutição. A ausculta cervical digital é um instrumento que permite ouvir os sons produzidos durante este processo. Este tema é pouco explorado na literatura atual, porém apresenta grande relevância. OBJETIVO: Estabelecer o padrão acústico dos ruídos da deglutição infantil a partir da auscultação cervical digital de uma população pediátrica. METODOLOGIA: Estudo quantitativo descritivo observacional transversal. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), um questionário com informações do desenvolvimento da criança foi respondido. Foi realizada ausculta cervical digital em horário habitual de alimentação das crianças nas creches. As gravações foram analisadas quanto ao tempo, freqüência e intensidade no software Praat. Para descrever o perfil da amostra foram feitas tabelas de frequência das variáveis categóricas, e estatísticas descritivas, com valores de média, desvio padrão, valores mínimo e máximo, mediana e quartis. Foram utilizados o teste de Friedman e o teste de Mann-Whitney. O nível de significância adotado foi de 5%, ou seja, P<0.05. RESULTADOS: Participaram da pesquisa 28 crianças, sendo 57% do sexo feminino. A idade variou entre 6 a 11 meses (mediana 9 meses). A duração média das deglutições foi de 0,98 segundos, a frequência de 1788 Hz, o pico da freqüência de 2871,3 Hz e a Intensidade de 76,31 dB. CONCLUSÃO: Os dados se apresentaram maiores na população estudada em comparação com os achados em adultos disponíveis na literatura. A importância desse estudo está na definição de parâmetros acústicos da auscultação cervical específicos da população infantil.Item Desenvolvimento do instrumento de rastreio para o risco de disfagia pediátrica (IRRD-Ped)(2016) Etges, Camila Lucia; Cardoso, Maria Cristina de Almeida Freitas; Barbosa, Lisiane de RosaO objetivo deste estudo é desenvolver um instrumento de rastreio para a identificação de crianças com risco para disfagia, em ambiente hospitalar. O Instrumento de Rastreio para o Risco de Disfagia Pediátrica (IRRD-Ped), constituído por 23 questões, foi desenvolvido por fonoaudiólogos, após revisão da literatura. Ele foi proposto para ser aplicado aos responsáveis por crianças em internação hospitalar. O IRRD-Ped foi enviado a juízes para análise, tendo sido também realizado um estudo piloto. Para verificar a validade de critério, aplicou-se o IRRD-Ped aos responsáveis por crianças internadas. e, posteriormente, realizou-se, com estas crianças, avaliação clínica da deglutição, através do Protocolo de Avaliação da Disfagia Pediátrica (PAD-PED). Os responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os sujeitos foram separados em dois grupos (com disfagia e com deglutição normal), sendo verificada a associação entre as questões do IRRD-Ped e o resultado do PAD-PED, através do teste qui-quadrado de Person ou exato de Fisher. Definiu-se o ponto de corte para presença de risco para disfagia através da Curva ROC. A confiabilidade do IRRD-Ped foi verificada pelo coeficiente α de Cronbach. A amostra foi constituída por 40 crianças com mediana de idade de 3,7 meses. Verificou-se associação estatisticamente significativa em oito itens do instrumento. A consistência interna do IRRD-Ped foi de 0,828. O ponto de corte para o risco de disfagia foi de cinco pontos (sensibilidade = 100% e especificidade = 80%). Devido aos satisfatórios resultados encontrados, deve-se dar prosseguimento ao processo de validação do IRRD-Ped.Item Proposta de Protocolo para Utilização do Blue Dye Test Modificado em Crianças em Uso de Traqueostomia Revisão Sistemática e Validação(2023-12-05) Sepúlveda, Consuelo de los Angeles Vielma; Cardoso, Maria Cristina de Almeida Freitas; Barbosa, Lisiane de Rosa; Programa de Pós-Graduação em Ciências da ReabilitaçãoA traqueostomia (TQT) é um procedimento médico em que há a colocação de uma cânula na traqueia para estabelecer uma comunicação direta entre esta e o meio externo, facilitando a função respiratória. Atualmente, a população que usa TQT é variada, incluindo diferentes idades e condições clínicas requerendo um acompanhamento multiprofissional, individualizado e oportuno. Outra função orofacial que pode ser impactada pela TQT é a deglutição, pela possibilidade de alterações neurofisiológicas e mecânicas decorrentes do procedimento médico. Frente ao risco de disfagia, o fonoaudiólogo necessita de protocolos de avaliação, com testes específicos e complementares, para o diagnóstico e orientação do restabelecimento da biomecânica da deglutição. O Blue Dye Test (BDT) é o procedimento clínico utilizado de forma complementar para a determinação da segurança da via respiratória dos pacientes em uso de TQT, por seu baixo custo de aplicação. Objetivo: validar uma proposta de um protocolo para a utilização do Blue Dye Test modificado na avaliação da deglutição em crianças em uso de traqueostomia. Metodologia: Pesquisa iniciada a partir de uma revisão sistemática da literatura, seguindo a diretriz Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses – PRISMA com a pergunta de pesquisa “O uso do Blue Dye Test modificado é aplicável na avaliação da deglutição em pacientes em uso de traqueostomia?”. A busca foi realizada nas bases de dados EMBASE, Medline (PubMed) e LILACS, incluíramse artigos publicados entre 2001 e 2023 em inglês, português e espanhol. A pesquisa foi complementada pelo processo de validação de conteúdo da proposta do protocolo mediante a um estudo analítico, conceitual, intervencional, longitudinal e prospectivo não-concorrente, por análise de especialistas, considerando a técnica Delphi e por verificação estatística de um grupo focal, através da averiguação do Índice de Validação de Conteúdo – IVC. Resultados: Encontrou-se 34 artigos na revisão sistemática da literatura, dos quais dez foram selecionados pela leitura na íntegra. Os estudos analisados apresentaram uma qualidade metodológica heterogênea. No processo de validação de conteúdo 20 fonoaudiólogos foram selecionados inicialmente, obtendo-se uma taxa de abstenção de 50% nas duas primeiras rodadas da avaliação da proposta de protocolo, sendo resolvida a validação mediante ao grupo focal. Conclusão: De acordo com a literatura, o BDT modificado é aplicável como complemento da avaliação clínica da deglutição frente ao uso da traqueostomia e sugere o encaminhamento para a realização dos exames de videofluoroscopia ou da videoendoscopia da deglutição para comprovação. Faz-se necessária a existência de protocolos de aplicação padronizados como a proposta do presente trabalho, o qual foi validado em seu conteúdo para a utilização em crianças em uso da TQT. Sugere-se a complementação do processo de validação desta proposta de protocolo, pela aplicação de pré-teste e teste.Item Validação de uma proposta de Diário Alimentar Infantil(2022-08-19) Vargas, Catia de Lapuça; Cardoso, Maria Cristina de Almeida Freitas; Barbosa, Lisiane de Rosa; Programa de Pós-Graduação em Ciências da ReabilitaçãoIntrodução: Os distúrbios da alimentação e da deglutição pediátrica são variáveis e podem incluir incoordenação da sucção, disfunção da fase faríngea, desconforto respiratório, doença do refluxo gastroesofágico, comprometimento nutricional, atrasos motores orais, recusa alimentar ou seletividade, atraso na transição ou recusa em consumir texturas ou alimentos sólidos adequados ao desenvolvimento, dentre outros. Essas dificuldades podem aparecer em qualquer fase do desenvolvimento da infância. Na área da nutrição, têm-se inquéritos que acompanham a alimentação da criança, com objetivos de quantificar e observar os hábitos alimentares, com a finalidade de implantar programas de educação alimentar. A fonoaudiologia não oferece um diário em que possa ser anotada a rotina diária da criança para acompanhar de forma quantitativa o desenvolvimento alimentar. Objetivo: Validar uma proposta de um diário alimentar infantil. Método: Estudo de caráter conceitual, de validação de conteúdo, iniciado por uma revisão sistemática da literatura, quanto aos inquéritos nutricionais junto à população em estudo. Complementado pela construção dos itens de inserção da proposta do Diário Alimentar Infantil e da escala da análise de conteúdo dos avaliadores especialistas da área e leigos. Resultados: Tanto o júri de experts quanto o júri de leigos concordam que existe necessidade do diário para acompanhamento da evolução alimentar. Somente 3 itens/questões não atingiram o Índice de Validade de Conteúdo – IVC de 80%; essas questões foram reformuladas. Conclusão: foi considerado que a validação da proposta do diário alimentar é importante para o acompanhamento da introdução alimentar e/ou das dificuldades alimentares e, também, para a comunicação interdisciplinar entre os profissionais.
