PPGPSICO - Dissertações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando PPGPSICO - Dissertações por Autor "Ávila, Gabriela Zambrano"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Burnout e engajamento no trabalho docente: um estudo com professores municipais do RS(2024-09-19) Ávila, Gabriela Zambrano; Vazquez, Ana Cláudia Souza; Programa de Pós-Graduação em Psicologia e SaúdeEste estudo investiga a relação entre engajamento no trabalho e burnout em professores municipais do ensino fundamental no Rio Grande do Sul, Brasil, utilizando o modelo Job Demands-Resources (JDR) como referencial teórico. O modelo JDR ajuda a compreender os fatores que contribuem tanto para o desgaste quanto para as características positivas no ambiente de trabalho. Quando as demandas superam os recursos, ocorre estresse e esgotamento; por outro lado, quando os recursos são maiores que as demandas, há um aumento no engajamento e na motivação. A pesquisa, de caráter transversal e quantitativo, foi realizada com 276 professores, utilizando instrumentos validados como o Burnout Assessment Tool (BAT-Brasil) e a Escala Utrecht de Engajamento no Trabalho (UWESBrasil). Os resultados indicam que as demandas qualitativas e quantitativas, juntamente com os recursos sociais, impactam significativamente tanto o burnout quanto o engajamento no trabalho. A análise de redes confirmou a robustez do modelo JDR, destacando a correlação inversa entre burnout e engajamento. As implicações do estudo sugerem a necessidade de intervenções focadas em aumentar o engajamento e reduzir o burnout, promovendo recursos de trabalho que ofereçam proteção psicossocial. Pesquisas futuras devem considerar a avaliação de recursos laborais adicionais e comparações com outros contextos educacionais.
