Submissões Recentes

Item
Avaliação do ganho de peso e fatores de risco cardiovascular em pacientes submetidos ao transplante renal
(2025-10-20) Monteiro, Raisa Barbosa; Branchini, Gisele; Nunes, Fernanda Bordignon; Moreira, Thaís Rodrigues; Programa de Pós-Graduação em Patologia
Introdução: O transplante renal (TR) é o tratamento mais eficaz para pacientes com doença renal crônica (DRC) em estágio terminal, promovendo melhora da sobrevida e qualidade de vida. Contudo, o pós-transplante envolve riscos, entre eles o ganho de peso, desenvolvimento de diabetes mellitus (DM), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e desfechos cardiovasculares (DCV), principais causas de morbimortalidade nesses pacientes. Objetivo: Avaliar o ganho de peso, alterações de IMC e a ocorrência de desfechos cardiovasculares em pacientes submetidos ao TR, ao longo de cinco anos de seguimento. Material e Métodos: Estudo de coorte retrospectiva com 709 pacientes submetidos ao TR na Santa Casa de Porto Alegre entre 2012 e 2020. Foram analisados dados demográficos, antropométricos e clínicos, com foco em Índice de Massa Corporal (IMC), incidência de DM, HAS e eventos cardiovasculares (acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e óbito por DCV). A associação entre as categorias de IMC e os desfechos cardiovasculares foi investigada estatisticamente. Resultados: Dos pacientes avaliados, 521 eram adultos e 188 idosos. Entre os adultos, observou-se aumento da prevalência de sobrepeso (33,6% para 49,3%) e obesidade (8,2% para 17,9%) cinco anos após o TR. Entre os idosos, a magreza reduziu (22,4% para 11,8%) e o excesso de peso aumentou (14,5% para 32,9%). No entanto, não houve associação estatisticamente significativa entre o ganho de peso e os desfechos cardiovasculares avaliados. Conclusão: Embora o ganho de peso seja comum no período pós-transplante, os dados não demonstraram associação significativa dos maiores IMCs com a ocorrência de eventos cardiovasculares. Os resultados reforçam a necessidade de um acompanhamento nutricional e clínico contínuo e multidisciplinar, visando prevenir complicações e otimizar os resultados do TR.
Item
Cuidados paliativos: educação permanente para a equipe de enfermagem
(2025-06-27) Feijó, Isadora Olizsewski; Silva, Helena Terezinha Hubert; Trindade, Carolina Sturm; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde
Este estudo metodológico foi desenvolvido por meio do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde — Mestrado Profissional da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e descreve o desenvolvimento, a validação e a avaliação de um curso de Educação a Distância (EaD) sobre Cuidados Paliativos, voltado à qualificação da equipe de enfermagem de um hospital de referência no Rio Grande do Sul. Realizado entre novembro de 2023 e fevereiro de 2025, o estudo seguiu etapas adaptadas de Oliveira, Lucena e Echer (2014), com validação do conteúdo por especialistas, por meio do Índice de Validação de Conteúdo por Especialistas (IVCES). A avaliação do curso baseou-se nos dois primeiros níveis do Modelo de Kirkpatrick (reação e aprendizagem), com aplicação de questionários antes e após a intervenção. O curso obteve um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) global de 0,88. Dos 171 profissionais inscritos, 35 concluíram o curso, com aproveitamento médio de 94,74% e tempo médio de 51 minutos. Observou-se melhora no desempenho em 7 das 8 questões avaliadas, destacando-se os temas: controle da dor, atuação multiprofissional e princípios dos cuidados paliativos. A sobrecarga de trabalho e as limitações tecnológicas foram os principais obstáculos à conclusão. Conclui-se que o curso é uma estratégia viável de educação permanente, capaz de promover conhecimento técnico e sensibilização para uma prática humanizada, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “Saúde e BemEstar” e “Educação de Qualidade”.
Item
Avaliação da influência da dupla tarefa na cognição, na marcha e no equilíbrio em indivíduos com Doenças Respiratórias Crônicas
(2025-08-28) Silva, Bruna Cervenski Dornelles da; Cechetti, Fernanda; Bonetti, Leandro Viçosa; Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
As doenças respiratórias crônicas (DRC’s) afetam a qualidade de vida e a capacidade funcional dos indivíduos. As tarefas funcionais mais afetadas são a cognição, a marcha e o equilíbrio, sendo ainda mais comprometidas quando associadas à dupla tarefa (DT), diminuindo a autonomia dessa população. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar as principais alterações da cognição, das variáveis espaço-temporais da marcha e do equilíbrio em indivíduos com DRC’s durante a realização de atividades simples e de dupla tarefa. Participaram do estudo observacional transversal 69 participantes, 37 que possuíam o diagnóstico clínico de DRC’s (GDRC) e 32 sem diagnóstico de DRC’s formando o grupo referência (GR). Na análise das tarefas cognitivas foram utilizadas a contagem regressiva de 3 em 3 e leitura no celular. A marcha e o equilíbrio foram avaliados através do Acelerômetro e Giroscópio BAIOBIT. Os parâmetros espaço-temporais da marcha analisados foram à velocidade, a cadência, o comprimento da passada e do passo e tempo do passo dos membros inferiores direito e esquerdo. Na avaliação do equilíbrio foram avaliados o ângulo de oscilação, a oscilação ântero-posterior e latero-lateral, a área de elipse, a velocidade de oscilação e o índice de equilíbrio. Após, a tarefa cognitiva foi realizada juntamente com a tarefa motora da marcha e do equilíbrio, caracterizando uma atividade de DT. Como resultado, o GRDC teve pior desempenho nos testes cognitivos em relação ao GR, porém na análise intragrupos não houve resultado significativo na tarefa cognitiva associada a funções motoras. Entretanto, observa-se uma tendência de piora na leitura do celular em ambos os grupos. Da mesma maneira, foi observado que indivíduos com DRC´s apresentam piores parâmetros da marcha, principalmente na velocidade, cadência e tempo de passo em relação ao GR. O mesmo ocorreu no equilíbrio bipodal com piora em todos os parâmetros analisados. Em relação as DTs, o grupo sem DRC’s apresentou piora tanto do equilíbrio como na marcha associado principalmente a tarefa com o celular, já os pneumopatas apresentaram nitidamente uma tendência de piores resultados, mas sem significância estatística, mas com forte correlação evidenciada através do Mapa de calor, que demonstrou que quanto maior a dispneia percebida pelos indivíduos, maior a dificuldade apresentada para realizar atividades simultâneas. Dessa forma, podemos concluir que indivíduos com patologias pulmonares crônicas apresentam maiores déficits de cognição, equilíbrio e marcha quando comparados a indivíduos sem a patologia, bem como valores influenciados pela introdução da dupla tarefa, principalmente a tarefa de leitura simultânea no celular, fortemente relacionada com o grau de dispneia apresentado.
Item
Explorando o uso de novos dispositivos e fases extratoras alternativas em técnicas de microextração para a determinação de contaminantes emergentes em amostras ambientais de água
(2025-07-04) Scheid, Camila; Merib, Josias de Oliveira; Deon, Monique; Programa de Pós-Graduação em Biociências
Esta tese apresenta o desenvolvimento e aplicação de metodologias inovadoras para a extração e determinação de contaminantes emergentes em amostras ambientais de águas, com foco na sustentabilidade, acessibilidade e eficiência analítica. No primeiro estudo, investigou-se o uso da sílica mesoporosa SBA-15 funcionalizada com diferentes grupos funcionais como fase sorvente para a extração de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) por meio de microextração dispersiva em fase sólida (D-μ-SPE), com posterior determinação por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS). O método apresentou desempenho satisfatório na determinação desses contaminantes. No segundo trabalho, foi desenvolvido um dispositivo de extração impresso em 3D, com estrutura semelhante a um favo de mel, utilizando a tecnologia de modelagem por deposição fundida (FDM). Fabricado em poliamida com 15% de fibra de carbono, o dispositivo foi empregado na extração de pesticidas organoclorados e organofosforados, seguido pela análise por GC-MS. O sistema mostrou-se eficiente, reprodutível e capaz de realizar múltiplas extrações simultâneas por meio de uma plataforma de extração. No terceiro estudo, propôs-se um protótipo automatizado e de baixo custo para microextração por adsorção em poliamida não revestida (PANDA), utilizando um sistema impresso em 3D e programado por meio da plataforma eletrônica de código aberto Arduino. O sistema apresentou desempenho adequado para a determinação de 20 poluentes orgânicos por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem (LC-MS/MS), demonstrando ser uma alternativa viável e acessível para laboratórios com recursos limitados. Os métodos desenvolvidos foram totalmente otimizados, validados e aplicados com sucesso em amostras ambientais de águas. Além disso, foram avaliados positivamente quanto à sua sustentabilidade segundo métricas de química analítica verde. Os resultados obtidos evidenciam avanços significativos na miniaturização, automação e sustentabilidade dos processos de preparo de amostras, tornando técnicas analíticas modernas mais acessíveis e com menor impacto ambiental. Os trabalhos desenvolvidos trouxeram contribuições importantes nas áreas de desenvolvimento de novos materiais sorventes, uso de tecnologias de impressão 3D e implementação de soluções de baixo custo e automatizadas para a preparação de amostras em química analítica.
Item
Guia Antirracista: caminhos para o Letramento Racial na UFCSPA
(2025) Marin, Luciana; Cunha, Maria Isabel da; Guimarães, Gleny Terezinha Duro; Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde; Silva, Ana Clara Marin da
Este guia foi desenvolvido com o propósito de contribuir para a ampliação do debate sobre Letramento Racial no ambiente acadêmico. O  Letramento Racial é uma temática fundamental, que ainda necessita de maior reconhecimento e consolidação nos espaços educacionais. A promulgação da Lei nº 10.639/2003 representou um marco importante nesse processo; entretanto, sua implementação e fortalecimento permanecem como desafios significativos para a educação brasileira (BRASIL, 2003). Este guia tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos para fortalecer uma cultura institucional antirracista, oferecendo ferramentas para o enfrentamento do racismo no cotidiano acadêmico. O material reúne orientações, legislações, conceitos e referências de autores negros sob uma perspectiva decolonial, abordando temas como raça, racismo, etnias e letramento racial.