No ar desde 2017, o Repositório Institucional da UFCSPA (RI-UFCSPA) é o portal de acesso às coleções de objetos digitais produzidos no âmbito da comunidade acadêmica da Universidade.
Os principais objetivos do RI-UFCSPA são:
O RI-UFCSPA está subdividido em Comunidades, Subcomunidades, Coleções e Itens.
Existem três grandes Comunidades, sendo elas:
Recursos Educacionais: comunidade na qual estão os produtos educacionais gerados nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Dentre as possibilidades de documentos nessa Comunidade estão Áudios, E-Books, Imagens, Multimídia (SCORM), Sites, Textos e Vídeos. Permite o processo de Autoarquivamento – processo no qual o depósito de itens é realizado pelos docentes e demais pessoas habilitadas, tendo a curadoria de Bibliotecários;
Teses e Dissertações: comunidade na qual está a produção técnico-científica das Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação. O depósito é exclusivo de Bibliotecários;
Trabalhos Acadêmicos: comunidade na qual estão os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos Cursos de Graduação. O depósito é exclusivo de Bibliotecários.
O software utilizado para gestão do RI-UFCSPA é o DSpace (versão 5.10), desenvolvido pelo MIT Libraries e pela Hewlett-Packard (HP) Labs em 2002 e desde 2009 é um projeto da DuraSpace/Lyrasis. O DSpace é a ferramenta mais indicada e utilizada do mundo quando o assunto são os repositórios institucionais.
É garantida a totalidade de propriedade dos documentos disponíveis no RI-UFCSPA aos seus respectivos autores. Para tanto, estes estão amparados na lei brasileira Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais. Além disso, possui a Creative Commons como licença padrão do Repositório, com as atribuições relacionadas diretamente às Coleções onde estão depositados os documentos.
O RI-UFCSPA é desenvolvido e gerenciado em uma parceria entre a Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo e o NTI – Núcleo de Tecnologia da Informação da Universidadede forma a promover a economia de recursos para a Instituição.