Adaptação do protocolo de sessão única para prevenção de transtornos mentais com terapia cognitivo-comportamental para o português brasileiro: ensaio clínico aberto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editora

Resumo

Este estudo traduziu, adaptou e aplicou um protocolo de terapia cognitivo-comportamental para prevenção de transtornos mentais (UP) em estudantes de medicina, que são grupo de risco para sintomas depressivos, ansiosos e risco de suicídio. O objetivo foi avaliar a resposta dessa intervenção na nossa população. Os estudantes foram avaliados utilizando-se a entrevista clínica estruturada M.I.N.I. e as escalas MEAQ, QLESQ, RSE, EMRI, OASIS e BDI. Os alunos incluídos participaram da sessão única de TCC em grupo. Foram realizadas reavaliações 7, 30 e 90 dias após a aplicação do protocolo. Sessenta e quatro estudantes foram avaliados e 62 foram incluídos neste estudo. Os alunos apresentaram melhora significativa na qualidade de vida (QLESQ 0.602 vs 0.675, p<0.001), na redução de sintomas depressivos (BDI 11.64 vs 7.82, p<0.001) e na redução da prevalência do transtorno de pânico (p=0.003), fobia social (p=0.037) e bulimia (p=0.041). Em uma escala subjetiva para avaliar o quanto essa intervenção ajudou em algum aspecto da vida, sendo 0 “nada” e 5 “completamente”, 79.8% dos alunos quantificaram valor igual ou maior que 3. Nossos achados sugerem que os alunos se beneficiaram desta intervenção. Os resultados indicam que o UP é uma abordagem válida na prevenção de transtornos mentais nesse grupo de risco. O formato de sessão única, em grupo facilitam a sua disseminação, com menor recurso financeiro.

Descrição

Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto Imediato

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo

Logotipo Setic