Avaliação do impacto de programa de educação emocional no desenvolvimento de comportamentos pró-sociais em universitários

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Data
2017
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Editora
Editor Literário
Resumo
Tem havido um crescente interesse mundial no estudo de programas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao bem-estar e equilíbrio emocional. No Brasil, poucos estudos foram realizados sobre isso, sendo que não há ainda pesquisa que tenha verificado os impactos do programa Cultivating Emotional Balance (CEB). Considerando a relevância de instrumentalizar estudantes universitários da área da saúde com ferramentas que contribuem para um maior bem-estar, a presente dissertação derivou em um capítulo sobre o programa estudado e um artigo empírico, que teve como objetivo observar os impactos de um programa de 8 semanas em 30h baseado no CEB em três variáveis: mindfulness, autocompaixão e compaixão. Para isso, foi conduzido um ensaio randomizado controlado com 67 universitários da área da saúde, com idade média de 23,415 e desvio padrão 5,015. Do total de participantes, 32 participaram da intervenção e 35 da lista de espera. Os testes foram aplicados antes, logo após e depois de dois meses do curso. Comparando os grupos, o programa produziu aumento significativo nos dois momentos em alguns domínios de autocompaixão (gentileza consigo, atenção plena, autojulgamento, superidentificação e isolamento) e mindfulness (agir com consciência e descrever). Houve melhoria apenas no pósteste 1 no escore total de compaixão e nos domínios humanidade comum de autocompaixão e não julgamento, não reatividade e observar de mindfulness. Foi encontrada correlação significativa entre autocompaixão e mindfulness, mas não houve correlação de compaixão com os outros desfechos. Os resultados encontrados sugerem que o programa baseado no CEB afeta positivamente em habilidades diretamente relacionadas ao bem-estar e à saúde mental para estudantes universitários
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Atenção Plena, Autocompaixão, Compaixão, Inteligência Emocional, Psicologia Positiva, [en] Cultivating Emotional Balance, [en] Mindfulness, [en] Empathy, [en] Emotional Intelligence
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