Especialização em saúde da família nas modalidades EAD e presencial: Análise do processo de aprendizagem de profissionais que atuam na atenção primária em saúde

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editora

Resumo

O presente estudo situa-se no contexto Educação Permanente em Saúde, ferramenta que tem sido fundamental para provocar transformações nas práticas do trabalho em saúde no contexto brasileiro, em especial na prática da Atenção Primária à Saúde (APS). Neste cenário, a prática da atenção primária em saúde, em especial, a “Saúde da Família”, tem sido utilizada como estratégia prioritária para a organização dos serviços de saúde no país, tendo como desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, visando a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. O objetivo do estudo é analisar o processo de aprendizagem dos participantes de um Curso de Especialização em Saúde da Família, ofertado nas modalidades presencial e a distância. Tal curso, promovido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Associação Hospitalar Moinhos de Vento, ocorreu no período de junho de 2012 a dezembro de 2013. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo comitê de Ética da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e pelo Comitê de Ética da Associação Hospitalar Moinhos de Vento. Trata-se de um estudo quanti-qualitativo, utilizando como instrumentos de pesquisa: questionários, entrevistas individuais e em grupo. Os participantes que iniciaram o curso totalizaram 64 profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros e odontólogos) que atuavam na atenção primária à saúde e tiveram interesse em participar do estudo. Foram percebidas aprendizagens e relações entre os conhecimentos advindos do curso e da prática profissional nas duas modalidades. As implicações educativas são discutidas e analisadas, considerando as especificidades e as diferenças de cada modalidade, uma vez que não foi identificada diferença estatisticamente significativa entre o grupo presencial e o grupo a distância no que se refere ao desempenho acadêmico.

Descrição

Tese (Doutorado)-Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Citação

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto Imediato

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Biblioteca Paulo Lacerda de Azevedo

Logotipo Setic