Uma solução m-health sobre precauções padrão e baseadas em rotas de transmissão no ponto de assistência

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2017
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Introdução: As precauções padrão (PP) devem ser realizadas para todos os pacientes, entretanto muitos deles apresentam condições que necessitam de precauções baseadas em rotas de transmissão. Estas medidas são realmente efetivas apenas quando utilizadas adequadamente, neste sentido, as tecnologias da informação e comunicação (TIC) podem ser utilizadas para auxiliar os profissionais na tomada de decisão. Objetivo: Desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que disponibilize aos profissionais de saúde orientações sobre Precauções Padrão e Baseadas em Rotas de Transmissão. Método: Trata-se de uma pesquisa aplicada de produção tecnológica com o desenvolvimento de um protótipo de um aplicativo. Os onze respondentes participaram da pesquisa a partir de seus próprios computadores ou Smartphones de 28 de março a 10 de abril de 2017, nos momentos que consideraram mais adequados e nos locais de suas preferências. Os participantes foram profissionais com mais de dois anos experiência e/ou especialização em prevenção e controle de infecções que estavam atuando na área no momento da pesquisa. O estudo foi desenvolvido em 5 etapas: 1. Revisão de literatura sobre PP e baseadas em rotas de transmissão e TIC; 2. Desenvolvimento do aplicativo, incluindo elaboração do banco de dados com o conteúdo, prototipagem, criação e desenvolvimento do sistema, teste e validação; 3. Utilização do protótipo do aplicativo pelos profissionais de controle de infecções para verificar as suas potencialidades; 4. Avaliação do protótipo por onze profissionais de controle de infecções quanto ao conteúdo e facilidade de acesso; 5. Análise descritiva dos dados. Resultados: O estudo resultou no desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis que pode ser atualizado de acordo com a literatura. Protótipo denominado Isolation Web App contendo informações sobre as precauções padrão e baseadas em rotas de transmissão, conforme o Centers for Disease Control and Prevention, higienização das mãos e links relacionados ao tema. O produto foi avaliado nas seguintes categorias: funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência e conteúdo, obtendo acima de 70% de respostas positivas em cada uma delas, o que é considerado uma avaliação entre bom e excelente. Conclusão: O protótipo possui todos os requisitos necessários para o uso durante a assistência ao paciente oferecendo informações baseadas em evidências científicas aos profissionais e estudantes de saúde, em qualquer local e momento.
Descrição
Dissertação (Mestrado)-Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Palavras-chave
Dispositivo Móvel, Precauções Baseadas em Rotas de Transmissão, Educação Permanente, [en] Mobile Devices, [en] Precaution, [en] Education, Continuing
Citação