Estudo experimental e in silico da Síntese de Di-hidropirimidinonas de Biginelli em meios reacionais alternativos com TweenⓇ 20
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editora
Resumo
Este trabalho descreve a síntese de dihidropirimidinonas (DHPMs) via reação de Biginelli em Tween® 20 puro e em soluções de Tween® 20 e água, visando avaliar a catálise supramolecular e a viabilidade de meios reacionais alternativos. A organização supramolecular das soluções foi investigada por DLS (Dynamic Light Scattering) e por simulações de dinâmica molecular coarse-grained utilizando o campo de forças MARTINI 3. O DLS revelou micelas pequenas e monodispersas na solução a 10% de Tween® 20 (Z-average ≈ 7 nm; PDI ≈ 0,14) e agregados maiores a 43% (≈ 2,2 µm; PDI ≈ 0,25). As simulações reproduziram essas estruturas, corroborando os resultados experimentais. A integração entre abordagens experimentais e in silico indicou que o controle da micro-heterogeneidade é determinante para melhorar a eficiência e a sustentabilidade do processo. Experimentos de otimização e reutilização do meio permitiram quatro ciclos com rendimento médio acima de 70%. Os produtos foram caracterizados por FTIR e DSC, confirmando a formação do anel pirimidínico, além da pureza e estabilidade térmica dos compostos. O estudo mostrou alinhamento com princípios da Química Verde e indicou que o Tween® 20, puro ou em solução aquosa, é um meio reacional promissor para a reação de Biginelli.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Química Medicinal, Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.
Citação
Coleções
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto Imediato

